Negócios

Mineira Netimóveis celebra 30 anos e fortalece modelo colaborativo

Rede chega aos 30 anos com uma movimentação expressiva, com um total de 171 empresas, entre imobiliárias associadas e anunciantes
Mineira Netimóveis celebra 30 anos e fortalece modelo colaborativo
Internet abriu um novo capítulo para o mercado, diz Ariano de Paula | Foto: Divulgação Netimóveis

A Netimóveis, maior rede de imobiliárias associadas do Brasil, completou, neste mês de outubro, 30 anos de atuação. Criada em Belo Horizonte, em 1995, a rede surgiu com o propósito de integrar tecnologia e colaboração, além de criar o primeiro portal de imóveis do Brasil. Hoje, a Netimóveis tem presença em 16 estados brasileiros e uma operação internacional em Portugal.

Com um total de 171 empresas, entre imobiliárias associadas e anunciantes, a rede chega aos 30 anos com uma movimentação expressiva nos negócios. Somente neste ano, foram registrados R$ 186 bilhões em vendas (VGV) e R$ 114 milhões em locações (VGL), números que refletem o fortalecimento do modelo de rede e a confiança crescente do mercado.

Segundo Ariano Cavalcanti de Paula, presidente da Netimóveis Brasil e um dos fundadores da rede, o marco de 30 anos demonstra o compromisso com uma evolução paralela ao mercado imobiliário brasileiro. O fundador cita os inúmeros avanços tecnológicos que impactaram a organização do setor e destaca como a rede se manteve alinhada às mudanças na intermediação imobiliária. Isso porque a Netimóveis, idealizada ainda em 1992, acompanhou os primeiros passos do País na era digital. “Naquela época, o setor ainda dependia dos classificados impressos, com anúncios curtos e poucas imagens.

Quando a internet comercial foi liberada no Brasil, percebemos que estávamos diante de uma oportunidade de transformar completamente a forma de conectar pessoas e imóveis”, relembra Ariano.
Ele explica que, a partir desse ponto, o site evoluiu para uma plataforma colaborativa de alcance nacional. “A digitalização abriu caminho para soluções cada vez mais sofisticadas, desde sistemas de gestão em rede até o uso de tecnologias como blockchain e tokenização, que trazem segurança e acessibilidade ao setor”, afirma.

De janeiro a setembro de 2025, a rede registrou um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, com ampliação da presença e fortalecimento do número de associadas. Nesse período, 15 novas imobiliárias – com atuações em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Santa Luzia – passaram a integrar a Netimóveis, que atualmente totaliza cerca de 1,8 mil profissionais atuantes, entre corretores, gestores e colaboradores.

Além de pioneira na digitalização, a Netimóveis também se destaca pela capacidade de inovar em rede, ao permitir o compartilhamento de carteiras de imóveis e oportunidades de negócios entre as associadas. “O trabalho colaborativo é um dos nossos grandes diferenciais. Quando uma imobiliária cresce, todas crescem juntas. Esse modelo organizacional é o que nos impulsiona a inovar continuamente e a manter o mercado mais profissional e competitivo”, acrescenta Ariano Cavalcanti de Paula.

Um dos avanços mais recentes dessa trajetória é a criação da NIA, inteligência artificial da Netimóveis, a primeira do tipo implantada em uma rede associada no Brasil. Com um investimento de 880 horas de desenvolvimento em sua primeira fase, ela colabora especialmente com as questões iniciais do cliente. O tempo médio de conversação é de três minutos até que a inteligência artificial encaminhe o interessado ao bate-papo com o corretor. “A NIA é o símbolo do nosso tempo. Ela mostra que a inovação acontece de forma coletiva e que a tecnologia deve estar sempre a serviço das pessoas”, destaca Ariano Cavalcanti de Paula.

Ele cita também outras etapas de transformação, ainda em curso de aprimoramento, que moldam o futuro do mercado imobiliário. “A tokenização, que consiste em transformar um imóvel ou parte dele em ativos digitais negociáveis, já possibilita a compra fracionada de propriedades e um universo de possibilidades de investimento”, afirma.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas