Mineira Price Survey desembarca em Israel

Seguindo o caminho da internacionalização, a Price Survey – startup especializada em pesquisas de mercado – desembarca, ainda em 2023, em Tel Aviv (Israel) e já mira o mercado europeu. De acordo com o fundador e CEO da Price Survey, Maycon Andrade, o processo começou pelo Chile, em 2019, quando a empresa foi aprovada no programa Startup-Chile, considerado o maior da América Latina.
Ao fim da estadia no país andino, a Price Survey foi convidada para ficar mais um ano, dessa vez como mentora de novos negócios aprovados.
“Começamos bem tímidos em Belo Horizonte, com o apoio de empresas como a Drogaria Araujo e o Verdemar para desenvolver o MVP (produto mínimo viável). Participamos de programas da Sucesu, foi incrível, recebemos um prêmio que era uma viagem para o Vale do Silício (Estados Unidos). Outro ponto importante foi quando fomos convidados pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) para tocar um projeto. Achava estranho utilizar uma tecnologia feita para atender o varejo na indústria, mas isso nos permitiu a internacionalização. Tudo isso antes da experiência no Chile”, relembra Andrade.
O aplicativo permite, de maneira orgânica, recrutar pessoas que desejam ganhar dinheiro realizando pesquisas de mercado (chamados de pricers) utilizando apenas um smartphone e conexão com internet. Assim, quando um projeto é disparado, os parâmetros são pré-definidos na plataforma e, a partir daí, utilizando de gamificação, é colocado em ação nas regiões de interesse.
A pesquisa funciona no modelo “cliente oculto”. Os pricers acompanham pelo aplicativo as oportunidades na sua cidade. Ao chegar ao estabelecimento indicado devem encontrar o produto em questão e registrar a sua presença e posição na gôndola através do escaneamento do código de barras e fotografia.
Passado o susto com a pandemia, era hora de se lançar a novos desafios. Dessa vez, nos Estados Unidos. No processo de internacionalização, segundo o empreendedor, o desafio de trabalhar em outras línguas e outras culturas é apenas o primeiro.
Há um ano, em parceria com uma das maiores cervejarias do mundo, a startup ampliou sua experiência internacional com um contrato de um ano para realizar pesquisa em oito cidades de sete países: Seattle, Chicago e Nova York (Estados Unidos), Londres (Reino Unido), Berlim (Alemanha), Cidade de Singapura (Singapura), Xangai (China), Tel Aviv (Israel) e Santiago (Chile).
“Quando a pandemia impôs o distanciamento social, pensamos que era o fim do nosso negócio. Mas, ao contrário, 2020 foi o nosso melhor ano. Crescemos bem em mercados estáveis, mas percebemos que na instabilidade a pesquisa é ainda mais necessária. Então passamos a atender outros segmentos como a construção civil, por exemplo. Naquele ano, por meio de uma indústria brasileira de bebidas, fomos para os EUA mas continuamos atuando em português. O projeto seguiu para o Paraguai e Peru, mas com equipes locais. Foi aí que percebemos que apesar da língua comum, as diferenças culturais, de legislação trabalhista e tributária e nas leis de proteção de dados são muito grandes e impactam com muita força o negócio”, relembra.
Novos mercados da Price Survey
Agora, o próximo desafio cultural será trabalhar em Israel, onde o consumo de álcool é bem mais restrito do que no Ocidente. Após esse trabalho, já estão contratadas pesquisas em Londres (Inglaterra), Berlim (Alemanha) e Cidade de Singapura (Singapura).
Além de novos países, a Price Survey também deve abrir novas cadeias produtivas de atuação. As primeiras da lista são o automobilístico e a moda.
“Tel Aviv será um grande desafio que vai nos credenciar a atuar na Europa. O próprio cliente quis se preparar melhor para compreender com profundidade todos os dados e insights coletados da experiência em Israel para começar na Europa. Os novos setores são tão diferentes entre si, como desafiadores. O nosso propósito é que os dados coletados se transformem em conhecimento direcionado para a gestão do negócio dos nossos clientes”, completa o fundador da Price Survey.
Ouça a rádio de Minas