Negócios

Mineira Stone Light planeja expansão das operações para fora de Minas Gerais

Além da ampliação das operações, a marca ainda projeta mais lançamentos de produtos, incluindo versões sem álcool e sem açúcar
Mineira Stone Light planeja expansão das operações para fora de Minas Gerais
Foto: Divulgação Stone Light

A marca mineira de drinques prontos Stone Light Drinks planeja expandir as operações para outros mercados principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Para viabilizar esse plano de expansão, a empresa projeta ampliar o espaço da unidade fabril localizada no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na Grande BH, aumentando a capacidade produtiva.

O cofundador da Stone Light, Ramon Santos, ressalta que a empresa está em busca de parceiros em outras regiões do País para que as bebidas da marca possam ser produzidas e distribuídas fora de Minas. “Nós já estamos com projetos em andamento em São Paulo e no Espírito Santo. Nós também estamos estudando a entrada no mercado do Nordeste, em todos os estados da região”, relata.

As bebidas da marca já são comercializadas em pontos de venda localizados em outros estados brasileiros. O objetivo agora é realizar investimentos diretos nessas regiões, por meio de contratação de equipes de funcionários para além dos limites territoriais do Estado.

Outro projeto que está sendo desenvolvido pela fabricante de bebidas prontas para consumo ou ready-to-drinks (RTDs) é a ampliação do portfólio de produtos da marca. A empresa está realizando alguns testes para um possível lançamento de novos sabores de bebidas sem álcool. Outras novidades que também estão sendo estudadas são os lançamentos de versões zero açúcar, funcionais e de produtos vendidos em garrafas long neck.

“Tudo isso está em planejamento, com testes e pesquisas para entender melhor o mercado”, pontua Santos.

Fabricação de drinques prontos da marca Stone Light.
Foto: Diário do Comércio / Leonardo Leão

A expectativa da Stone Light, com base no desempenho apresentado no Carnaval deste ano, é de encerrar 2025 com crescimento de 250% no faturamento se comparado com o registrado no ano passado. Segundo o empresário, a marca registrou cerca de R$ 2,5 milhões ao longo das festividades deste ano, o que representa um crescimento de 300% frente ao período de folia em 2024.

Apesar do Carnaval representar entre 30% e 40% do faturamento da empresa, Santos ressalta que o período além da folia é uma das épocas em que a marca trabalha mais, com foco em disseminar o conhecimento a respeito do mercado de RTDs. A fabricante mineira de bebidas prontas para consumo participa de eventos, workshops e palestras ao longo do ano.

Evasarte: hub de produção de bebidas RTDs

Santos também está à frente das operações da indústria especializada na terceirização de envase de bebidas alcoólicas mistas gaseificadas Evasarte. De acordo com o dirigente, a empresa planeja alugar um galpão localizado ao lado da fábrica para estocagem dos produtos. A Evasarte atende cerca de dez marcas fabricantes de RTDs, incluindo a Stone Light.

Atualmente, a marca produz cerca de 60 mil latas por mês, já a capacidade da unidade fabril da Evasarte é de até 600 mil latas mensais. Portanto, a marca mineira de drinques prontos consome 10% da capacidade total da indústria localizada em Nova Lima.

No entanto, Santos ressalta que em períodos do ano com maior demanda, como é o caso do Carnaval, a produção média da Stone Light Drinks pode variar entre 300 mil e 400 mil latas por mês. O empresário pontua que isso sobrecarrega a capacidade da fábrica, pois essa é uma época em que todos registram aumento na demanda.

“Esse planejamento de aumento da capacidade produtiva permitirá atender todos com qualidade, principalmente, em épocas de alto fluxo de produtos. Nós também conseguiríamos atender demandas de outras marcas e trazer outros grandes players para produzir na fábrica”, explica.

O sucesso dos drinques prontos mineiros

Para Ramon Santos a Stone Light se tornou um ecossistema no mercado de bebidas, ampliando o portfólio de produtos para algo além dos drinques prontos e até podendo atuar como uma prestadora de serviços. Além disso, ele ressalta a importância das marcas que atuam nesse segmento em Minas se unirem e compartilharem conhecimentos entre si para superar os grandes players do setor de bebidas.

O cofundador da Stone Light avalia que o sucesso das marcas mineiras no mercado de drinques prontos no Brasil pode ser explicado por uma série de fatores como a capacidade criativa dos mineiros para desenvolver novos produtos e experiências. Ele ainda destaca o fato de que Minas Gerais reúne a tradição da produção de cachaça com esse mercado que vem ganhando espaço no País. Além disso, tem também a contribuição das cervejarias.

“O mercado de RTDs se baseou na destilaria tradicional e na cervejaria. O setor de cervejaria de Minas é conhecido nacionalmente por ser um dos maiores. Ele também trouxe essa cultura que ajudou a fomentar o crescimento dos drinques prontos”, diz.

A identidade e a história por trás da bebida e a realização de collabs com outras marcas também é um fator fundamental para o sucesso de um produto na visão do dirigente. Ele destaca que os drinques fabricados pela Stone Light Drinks possuem identidade brasileira, utilizando destilados de clientes da fábrica de alambiques Santa Efigênia, fundada e administrada pela família de Santos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas