Mineira Unishop quer chegar a 700 lojas em 2025

A mineira Unishop, maior rede de varejo de produtos de limpeza do Brasil, fechou 2024 com receita movimentada de R$ 200 milhões e quase 500 lojas. Com portfólio diversificado, a meta é faturar em torno de R$ 250 milhões em 2025 e encerrar o ano com 700 lojas. Além de manter a expansão no mercado brasileiro, o objetivo também é avançar na América Latina.
Com sede em Uberlândia, no Triângulo, a Unishop, que é autorizada da Start Química e parte do Grupo Lima & Pergher, conta com 87 lojas em Minas Gerais. Desta forma, o Estado responde por cerca de 20% da rede, contribuindo com 40% do faturamento anual. Do total de lojas, 34 unidades estão em Uberlândia. A empresa tem papel relevante na geração de empregos, são mais de 1.200 postos de trabalhos diretos e indiretos gerados com a atividade.
Conforme o gerente de expansão da Unishop, Vinicius Meneguin, a rede segue em expansão. Hoje, são 450 lojas já em operação e 50 lojas em fase de implantação. As unidades estão distribuídas em 24 estados e no Distrito Federal.
A meta é crescer de forma significativa, chegando a 2027 com cerca de 1 mil unidades. Somente em 2025, a expectativa é assinar e abrir mais 200 unidades. O sucesso, segundo Meneguin, é resultado do modelo de negócio.
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“A Rede Unishop é da Start Química e o modelo surgiu em Uberlândia para entregar a produção da indústria direto ao consumidor final. Tínhamos somente lojas próprias, mas, o objetivo era expandir pelo Brasil. Não queríamos trabalhar com o modelo de franquias, que tem muitas taxas, então, trabalhamos com o licenciamento da marca”.
Licenciamento
Ainda segundo Meneguin, são duas opções para o licenciamento. Uma delas é quando o empresário tem um comércio que trabalha com o setor de limpeza e quer converter o negócio para a marca. Neste caso, é necessário um investimento próximo a R$ 25 mil para a compra de estoque, além de investir em mudanças na fachada incluindo a marca. O empresário também tem um período estipulado para comercializar o estoque antigo.
Além disso, é exigida exclusividade na comercialização dos itens que são fabricados pela Start Química. Porém, é permitido diversificar as linhas incluindo embalagens, material de escritório e produtos de limpeza que não têm similares na indústria.
Há ainda a opção de abrir uma unidade do zero. Neste caso, o investimento médio para uma loja de 50 metros quadrados é de aproximadamente R$ 60 mil. A indicação é que as unidades sejam abertas em cidades ou regiões com mais de 30 mil habitantes.
“A loja da Unishop não é focada no mercado doméstico, são produtos para uso profissional, sendo mais concentrados, vendidos em maior volume e com maior margem de retorno para o empresário. Para auxiliar o investidor, a rede oferece treinamentos presenciais e on-line, campanhas de marketing e condições comerciais exclusivas para a compra de produtos”.
Projeto de expansão da Unishop também visa a América Latina
Além da expansão robusta no mercado interno, a Unishop está analisando outros mercados na América Latina que apresentam perfil ideal para a expansão. Estão em andamento estudos internos sobre logística, preço e marketing regional. O objetivo é posicionar a Unishop para uma entrada estratégica em novos territórios.
“Nós queremos levar os modelos de negócios para outras regiões da América Latina. Um dos principais mercados em potencial é o Paraguai, que tem uma abertura comercial melhor. Já temos os rótulos e as fichas em espanhol. Então, aparecendo oportunidade, vamos expandir”, explicou o gerente de expansão da Unishop, Vinicius Meneguin.

Para atender a demanda que virá da expansão do número de lojas no Brasil e da internacionalização da Rede Unishop, a Start Química está investindo em um novo complexo fabril de 250 mil metros quadrados em Uberlândia, onde a produção será destinada para a linha de produtos de uso doméstico.
A unidade antiga continuará em funcionamento, produzindo apenas a linha profissional. Com a unidade nova, segundo Meneguin, haverá um aumento significativo da capacidade de produção e com condições comerciais ainda mais competitivas. O portfólio será ampliado para cerca de 2,5 mil itens.
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