Robson Santos, da UFMG, é autor da descoberta que levou ao desenvolvimento do Sanctio - Créditos: Divulgação

Quando o conhecimento ultrapassa as fronteiras do ambiente científico o mundo só tem a ganhar – a ciência cumpre o seu papel e a sociedade se beneficia dessas conquistas. É o caso da Yeva Cosmétiques, empresa mineira selecionada entre 10 participantes de todo o País pelo Consulado-Geral do Brasil em Nova York (EUA), para se apresentar no TechDay New York 2019.

O evento, que aconteceu ontem, reuniu milhares de membros da comunidade tecnológica e expositores de olho em conhecer soluções inovadoras nas mais diversas áreas e, claro, dispostos a investir recursos financeiros no desenvolvimento de novos produtos.

Durante a feira, a Yeva Cosmétiques apresentará o Sanctio – exclusivo tônico antiqueda capilar que combate a queda dos cabelos, desenvolvido por pesquisadores do INCT Nanobiofar, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Patenteado no Brasil e EUA, o produto é resultado de mais de 20 anos de pesquisas realizadas por cientistas da universidade. Para tanto marcam presenças a executiva mineira e uma das fundadoras da YEVA e diretora comercial da marca, Carina Soares, e o professor Robson Santos – um dos mais renomados cientistas da UFMG e autor da descoberta que levou ao desenvolvimento do Sanctio.

Fabricado pela YEVA, o Sanctio marca de forma significativa a nova fase de expansão da empresa e a sua entrada no segmento cosmecêutico, ratificando a excelente aceitação da marca pelos consumidores brasileiros e o convite do Consulado Geral do Brasil nos EUA para o TechDay New York 2019.

A executiva Carina Soares, que apostou no que era ainda uma ideia embrionária restrita ao ambiente cientifico e que esta poderia virar um negócio, destaca o reconhecimento e a importância das empresas ao incentivar pesquisas como essa.

“A aceitação do público quanto ao Sanctio, que se caracteriza como um produto desenvolvido com alta tecnologia e pela excelência contra a queda capilar, endossa a seriedade do nosso trabalho e o compromisso com os nossos clientes, oferecendo um produto inovador e único no mercado brasileiro. E para que iniciativas como essa possam virar uma realidade é fundamental o investimento em pesquisas e, sobretudo, em nossas instituições de ensino e pesquisas”, enfatiza.

O produto cosmético, de uso tópico, tem efeitos comprovados antiqueda capilar e contém substâncias bioativas. Agrega ainda mais valor ao tônico capilar, o diferencial de empregar a nanotecnologia em sua formulação, o que possibilita a permeação do bioativo até o folículo piloso. Sua eficácia foi comprovada após a realização de testes com 60 voluntários que apresentavam perda dos cabelos. Os testes demonstraram que o produto reduz e previne a queda dos cabelos, além de promover a manutenção dos fios na fase anágena (fase de crescimento do cabelo).

“Comparando com o grupo de voluntários que usou placebo, houve comprovação científica da sua eficácia. Em 66% dos casos, a densidade capilar aumentou e houve paralisação da queda”, explica um dos coordenadores da pesquisa, o professor e pesquisador Robson Santos.

Outro ponto relevante é que, por ser de uso tópico e formulação com constituintes endógenos, o Sanctio não causa os efeitos indesejados comuns ao uso de outros produtos contra a queda capilar, como disfunção erétil e irritação local. Tudo isso garante uma maior aceitação pelo organismo.

“Sua forma de ação reúne três propriedades: aumenta o aporte de nutrientes no bulbo capilar, impede a morte das células responsáveis pelo desenvolvimento do fio e apresenta ação antioxidante, o que retarda a queda e melhora a qualidade dos fios”, acrescenta Santos.

Em plena expansão, hoje a Yeva Cosmétiques está presente nos segmentos de farma, cosméticos e e-commerce no Brasil e, com a inclusão do Sanctio em seu portfólio e o reconhecimento internacional dão novo ânimo aos negócios. Sediada no Centro-Oeste de Minas Gerais, a empresa tem expectativas arrojadas para 2019: ampliar as vendas e estreitar o relacionamento com o mercado, principalmente com foco nos distribuidores do segmento de farma e, além da expansão de vendas em todo o país, planeja avanços para o mercado internacional.