Mineiras são selecionadas para programa de aceleração em Nova York

Fortalecendo o ecossistema de inovação brasileiro, as mineiras Laura Mattos e Daniela Vianna foram selecionadas para o programa de aceleração de startups da Techstars, em Nova York. As empreendedoras foram as únicas mulheres do País escolhidas. A participação das startups Zelia App e Ephemeris na aceleração consolida a representação feminina e brasileira no cenário global de inovação tecnológica.
Além de ser um importante passo para as trajetórias de Laura e Daniela, a seleção é um importante marco para o ecossistema de startups nacionais, mostrando a capacidade do Brasil em gerar líderes inovadores e competitivos no cenário mundial de tecnologia.
Considerada um trampolim para empreendedores em todo o mundo, até maio de 2022, mais de 2.900 empresas foram aceleradas pelos programas da Techstars, com uma capitalização de mercado combinada de US$ 98,6 bilhões. Ao longo dos três meses intensivos de programa, é oferecida uma combinação de capital, mentorias e recursos inestimáveis, além de acesso a uma rede global e o ambiente inovador da cidade de Nova York. Por fim, as atividades culminam em um demo-day, no qual as startups apresentam suas soluções para investidores e parceiros estratégicos.
Milhares de startups pelo mundo se inscreveram para participar do programa da Techstars em Nova York e, após um processo de seleção rigoroso e competitivo, foram escolhidos apenas 12 empreendimentos para participarem do processo de aceleração de startups.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Da advocacia ao guarda-roupas digital
Com o Zelia app, Laura Mattos transformou um dilema de viagem em uma solução inovadora. “Estava indo para a praia e o deserto na mesma viagem. Foi desafiador montar looks e percebi o potencial de uma peça específica para otimizar combinações”, explica.
Dessa necessidade, o aplicativo nasceu em setembro de 2022 e, em apenas 12 meses, cresceu exponencialmente, acumulando mais de 49 mil usuários e registrando uma taxa de abertura média de 91,4% entre os 10% de leitores mais engajados em sua newsletter. Aproveitando o feedback da comunidade criada, a empreendedora está reinventando o Zelia para o mercado brasileiro e norte-americano, enquanto apresenta novas funcionalidades solicitadas pelos usuários.
Para o futuro, Laura promete uma nova versão revolucionária. “Usamos um algoritmo proprietário e, agora, estamos incorporando machine learning e inteligência artificial generativa. E o mais esperado: os usuários não precisarão mais fotografar cada peça. O app extrairá as peças de roupas diretamente de fotos”, revela.
O nome Zelia vem recheado de nostalgia e amor. “Zelia é o nome da minha avó, uma mulher que nos ensinou a explorar combinações inusitadas e a abraçar o desconhecido”, afirma.
Da espiritualidade à vanguarda da astrologia digital
Conhecida carinhosamente como “a hippie mais empreendedora do Brasil”, Daniela Vianna tem demonstrado como harmonizar a tradição esotérica com tecnologia de ponta. Com uma trajetória que começou aos 12 anos, vendendo joias, o primeiro envolvimento no mundo das startups aconteceu em 2012 quando recebeu o prêmio Startup Weekend. Esse foi apenas o começo de uma jornada que culminou com a fundação da Ephemeris e ao reconhecimento na Forbes Under 30.
Para além de um e-commerce de produtos astrológicos, o empreendimento representa a convergência entre a sabedoria ancestral da astrologia e a inovação da Inteligência Artificial (IA). Em 2019, a Ephemeris lançou com sucesso nos Estados Unidos o Talismã do Mapa Astral, que agora também está disponível no Brasil. “Este talismã é uma joia única, minuciosamente projetada com base no mapa astral de cada indivíduo e é acompanhado por três leituras detalhadas elaboradas por astrólogos experientes, usando dados precisos da NASA e refinados por inteligência artificial”, comenta.
Este ano, a empresa lançou o aplicativo Sol, pioneiro na integração da IA para fornecer uma experiência de astrólogo pessoal 24/7, respondendo a perguntas sobre eventos celestiais e mapas astrais individuais, oferecendo uma experiência multimídia personalizada que conecta o místico com o cotidiano.
Ouça a rádio de Minas