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Mineiros ocupam a vice-liderança em número de adesões a consórcios automotivos

Levantamento foi feito pelo Klubi, única fintech autorizada pelo Banco Central a operar com consórcios no Brasil
Mineiros ocupam a vice-liderança em número de adesões a consórcios automotivos
Foto: Reprodução Adobe Stock

Um novo levantamento do Klubi, única fintech autorizada pelo Banco Central a operar com consórcios no País, aponta o perfil dos mineiros que optam pelo consórcio automotivo. De acordo com a pesquisa, o consorciado de Minas Gerais tem, em média, 38 anos e renda mensal de cerca de R$ 8,3 mil, optando pelo pagamento das parcelas em 83 meses.

Ainda segundo a pesquisa do Klubi, o valor médio escolhido é de R$ 73,4 mil, ainda abaixo da média nacional, que é de aproximadamente R$ 75,7 mil para o consórcio com objetivo de compra de um automóvel.

De acordo com o CEO do Klubi, Eduardo Rocha, “os consórcios vêm se destacando como alternativa para aquisição de bens de alto valor, como os carros, pois além de evitar a taxa de juros, que chegam a 3% ao mês e inviabilizam a compra, a modalidade é muito inclusiva por ter um elevado índice de aprovação. Também não se perde dinheiro com a inflação, já que existe uma correção anual no valor dos planos para garantir o poder de compra do membro.

Outro ponto relevante é a contribuição da modalidade com o planejamento financeiro. Na adesão de um plano, os clientes podem escolher o investimento do crédito desejado e o número de mensalidades que desejam para diluir o montante contratado, o que facilita a gestão financeira”, explica o executivo.

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Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), no último ano houve um aumento de 13,3% no valor de créditos comercializados em consórcios de automotores no País, chegando a R$ 104,32 bilhões em negócios, somando cerca de 1,7 milhão de adesões. De acordo com a associação, o Estado de Minas Gerais teve aumento de 5,6% no número total de consorciados, com mais de 186 mil cotas adquiridas, representando cerca de 11% do volume nacional.

Eduardo Rocha ainda destaca que, além da facilidade de adesão e planejamento financeiro, os consórcios também oferecem outras alternativas para facilitar a conquista do crédito: “Para o membro, há também a possibilidade de ser receber o crédito através do sorteio, que é feito a cada mês e oferece a condição de receber o valor total contratado antes de terminar o pagamento das parcelas. Há também o lance, que é uma forma de antecipar a conquista oferecendo um adiantamento do valor das parcelas”, explica o executivo.

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