Mobi7, da plataforma Localiza&Co, cresceu 45 vezes em três anos

A Mobi7, empresa da Localiza&Co especializada em gestão de frotas, tem 100% de sua operação apoiada nos serviços da Amazon Web Services (AWS) desde sua fundação, em 2017. E, graças aos serviços em nuvem e de inteligência artificial, tem ampliado a geração de valor para o negócio com a coleta e análise de dados em larga escala. Nos últimos três anos, a empresa viu seus serviços de gestão de frotas por meio da telemetria crescerem 45 vezes.
Com a tecnologia da AWS, a Mobi7 ampliou sua capacidade de monitorar quilômetros rodados, mapear compartilhamento não autorizado de veículos e reduzir o índice de acidentes, pois com o processamento de dados é possível levantar informações sobre os veículos encaminhados para manutenção. Houve ainda melhora na eficiência operacional.
A linha de custos com recuperação de veículos teve uma redução de 95% devido à evolução em processos e na gestão de riscos e fraudes, permitindo que a empresa pudesse priorizar outras frentes de negócio. A recuperação de veículos roubados, por exemplo, caiu de 20 para 7 dias, a taxa de inadimplência recuou em 80% no aluguel de veículos e a de acidentes por quilômetros rodados em 50% no segmento de motoristas por aplicativo.
“O principal desafio nesse cenário de crescimento acelerado foi garantir a escalabilidade da arquitetura em um curto período e acompanhar o rápido crescimento da operação, que saiu de média de mil serviços por mês para mais de 40 mil; e uma base de veículos conectados de 8 mil, para mais de 430 mil. Isto só foi possível devido à automação das atividades operacionais e escala tecnológica de ingestão de dados e processamento em tempo real, proporcionada pela nuvem AWS”, explica o CEO da Mobi7 e diretor de Telemetria da Localiza&Co, Ricardo Novo.
Além da escalabilidade, a adoção da nuvem da AWS permitiu que a startup pudesse desenvolver tecnologias de forma independente, sem se preocupar com a infraestrutura física ou a necessidade de contratação de pessoal especializado para manutenção dos equipamentos.
Foram esses resultados e a efetividade no processo de gestão de frotas que deram visibilidade à startup e despertaram interesse da Localiza&Co, que a adquiriu em 2020. Antes da chegada da L&CO, a Mobi7 trabalhava com uma frota com menos de 10 mil veículos conectados aos seus serviços e monitorados remotamente. Hoje, são mais de 430 mil e a expectativa é seguir aumentando de forma robusta com o uso da ferramenta e chegar a meio milhão de veículos conectados até o próximo ano.
IA versus geração de valor
A adoção de Inteligência Artificial também tem ajudado a gerar valor para o negócio, especialmente na melhora da experiência do cliente, uma vez que é possível processar bilhões de pacotes de dados e regras de negócio todos os meses, ajudando a identificar padrões de comportamento e necessidades. Por meio dos veículos conectados, é possível identificar como o motorista dirige, se usa o cinto de segurança, qual o nível de combustível e se o veículo se envolveu em um acidente, por exemplo.
Neste caso, a tecnologia estima inclusive a gravidade e se é necessário um serviço de emergência. Para o cliente, a experiência se torna mais segura e personalizada. Por meio do score – hoje o NPS é de 79, patamar considerado de excelência – a empresa pode oferecer benefícios aos melhores motoristas.
“Esse projeto representa uma inteligência de negócio poderosa, desenvolvida com o objetivo de aprimorar a experiência do cliente e gerar valor. A partir da análise e do processamento avançado de dados, que por sua vez geram insights, a Mobi7 passou a oferecer soluções eficientes às nossas operações, impulsionando o negócio e ajudando a fortalecer a posição da Localiza&Co no mercado”, afirma Novo.
A Mobi7 trabalha com uma base de dados crescente, na ordem de 300 gigabytes por dia, analisando uma ampla gama de informações, como a entrada e saída de veículos de determinadas áreas, o uso de velocidades acima do permitido, entre outros aspectos. Também processa cerca de 1,3 trilhão de regras de negócio por mês.
“Com o uso da nuvem, a Mobi7 conseguiu não apenas enxergar novas oportunidades para aprimorar seus processos e gerar mais valor, mas também planejar e ampliar suas frentes de atuação, visando, principalmente, os ganhos de produtividade e a redução de custos. Isso mostra como a experiência com a tecnologia da AWS é capaz de impulsionar o sucesso de qualquer empresa em sua jornada de transformação digital”, diz o diretor-geral de Vendas da AWS na América Latina, Cleber Morais.
Ouça a rádio de Minas