Mineira Mocca Coffee inaugura unidade no Shopping Del Rey e planeja expansão nacional
A cafeteria Mocca Coffee and Meals inaugurou, nesta terça-feira (10), a terceira unidade da marca, no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte. A empresa ainda planeja abrir uma loja no Boulevard Shopping até junho. O objetivo é validar o modelo de negócio para ingressar no mercado de franquias a partir de agosto deste ano e dar início a uma expansão nacional.
O diretor do Mocca, Daniel Libânio, destaca que as operações em shoppings centers oferecem mais vantagens que uma loja de rua, no entanto, ele ressalta que a empresa também tem interesse em lançar operações fora dos malls. A empresa também possui uma unidade no BH Shopping.
O empresário explica que, além deste fator, a grande demanda por uma operação da marca na região da Pampulha também influenciou na escolha pelo Shopping Del Rey. “Para uma operação de cafeteria no modelo quiosque o mais importante é ter pessoas circulando na frente dela, e o Del Rey possui um fluxo muito grande. Eu tenho certeza que será um sucesso”, diz.
Libânio ainda avalia que a chegada ao Shopping Del Rey amplia o diálogo da marca com diferentes regiões da capital mineira. “A abertura dessa nova operação nos permite alcançar públicos que ainda não conheciam o Mocca e reforçar nossa presença em Belo Horizonte, mantendo a essência da marca em pontos estratégicos da cidade”, afirma.

Quanto à nova unidade no Boulevard, Libânio ressalta que será uma loja completa, semelhante à operação original, localizada no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A quarta operação da rede oferecerá cardápio completo, com almoço, jantar e opções de drinques e vinhos.
Nesse caso, a escolha pelo centro de compras foi motivada pelo grande movimento de pessoas, principalmente no período do almoço, que favorece o modelo de negócio do Mocca. “Nos dias de semana há um movimento muito forte de almoço executivo, devido às empresas que estão no entorno da unidade”, completa.
Expansão no mercado nacional
A expectativa da marca é de ampliar sua atuação no mercado nacional por meio do franchising. O proprietário da cafeteria esclarece que a empresa possui uma cozinha central capaz de atender todo Estado de Minas Gerais. Além disso, a rede está negociando com uma potencial parceira para terceirizar a produção em São Paulo, visando uma expansão para o estado vizinho.
De acordo com Libânio, a rede de cafeterias contratou uma empresa para realizar alguns estudos de mercado. Assim que essa etapa for concluída, será possível definir, com mais clareza, quais cidades mineiras e demais regiões do Brasil entrarão no radar da marca.
O empresário destaca que o principal desafio para realizar o plano de expansão nacional é a necessidade de uma cozinha central nos novos mercados em que a marca irá atuar. Portanto, nesta primeira etapa, o foco será os mercados mineiro e paulista, porém, têm surgido outros interessados em se tornar franqueados.
Alta no faturamento e lançamentos de novos produtos

O empresário avalia que o último ano foi desafiador para o setor e, no entanto, o Mocca Coffee and Meals conseguiu encerrar 2025 com crescimento de 20% nas vendas. Esse desempenho foi puxado, principalmente, pela área de eventos da empresa.
A estimativa para 2026, segundo o diretor, é de um cenário ainda desafiador, devido às eleições, a Copa do Mundo de Futebol Masculino, e ao grande número de feriados que cairão no fim de semana. Ele pontua que, ao mesmo tempo em que isso é benéfico para as unidades de shoppings, as operações de rua deverão sofrer com esse cenário.
Considerando todos esses fatores, a expectativa da rede de cafeterias mineira é de crescimento de até 30% nas vendas. Libânio projeta que o faturamento aumente de aproximadamente R$ 22 milhões, no ano passado, para cerca de R$ 30 milhões neste exercício.
Além disso, a empresa também planeja lançar novas linhas de produtos para serem comercializados tanto nas unidades da rede quanto em pontos de venda de outras varejistas, como supermercados e farmácias. “Nós estamos desenvolvendo outros produtos como chocolate, barras proteicas e alguns tipos de bebidas prontas com café”, conclui.
Ouça a rádio de Minas