Mokai Express desembarca na Capital

Fundada em 2011, em Novo Hamburgo, no interior do Rio Grande do Sul, o Mokai Express acaba de chegar a Belo Horizonte, com um investimento de R$ 200 mil. Rede de restaurantes especializada em comida japonesa, a marca encontrou uma maneira inusitada e inteligente de se expandir pelo País – principalmente diante de um cenário conturbado como o enfrentado pelos setores de comércio e serviços desde o último ano, em função da crise imposta pela pandemia de Covid-19: operações em dark kitchens e delivery.
Quem conta é o empresário Rodrigo Dornelles. Segundo ele, com as restrições de funcionamento do comércio como forma de conter o avanço do coronavírus, a rede precisou implementar o serviço de delivery na matriz e nas unidades de Porto Alegre. E optou por fazer isso por meio do mote da experiência do cliente. “Já tínhamos em mente a implementação do serviço, mas ainda não havíamos colocado em prática para não perder o foco do negócio. Mas, com a pandemia, precisamos nos reinventar e seguimos por este caminho: um produto bom enviado em uma embalagem bacana, proporcionando uma experiência legal“, afirma.
E não deu outra. Com o sucesso do delivery, o Mokai deu início a um projeto-piloto de expansão na cidade de Xangri-lá, também no Rio Grande do Sul, apenas com o serviço de entrega. Deu certo e agora a rede já conta com unidades também em São Paulo e agora no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A meta é fechar 2021 com dez lojas, inclusive em outros pontos de São Paulo.
“Esta é nossa sétima unidade. Vamos inaugurar mais uma em São Paulo, outra no Rio Grande do Sul e uma em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A pandemia acelerou o processo de digitalização do mercado gastronômico e fez com que aumentasse a aposta no crescimento de dark kitchens para os próximos anos. Nosso objetivo é apresentar operações mais enxutas e ter mais marcas dentro de uma só empresa“, revela.
O plano parece ousado, mas está bem consolidado, já que nos primeiros meses deste ano a rede cresceu 40% seu faturamento comparado ao mesmo período dos anos anteriores. A expectativa é que o faturamento no final de 2021 chegue na casa dos R$12 milhões.
Especificamente sobre a unidade da capital mineira, em operação há cerca de um mês, Dornelles diz que está indo bem e que não está descartada a hipótese de se transformar em uma unidade tradicional no futuro. “BH era um sonho. A cidade tem uma economia interessante e clima favorável para comida japonesa”, resume.
Por fim, o empresário atribui o sucesso da rede à experiência gastronômica dos sabores, texturas e aromas de opções consagradas da marca, como Shake Brócolis, Nelsiranja, Gunkan Ebi e os combos de hot doces e gunkans especiais. Porém, ressalta que a experiência estética também é uma marca registrada do Mokai. Não apenas pelo design das peças, mas também das embalagens.
“Nosso parceiro Bruno Schilling desenvolveu uma identidade incrível e cheia de personalidade para nossos produtos, nos permitindo entregar uma história em cada refeição. Tanto é que hoje contamos com alguns modelos padrões e outros que são assinados por importantes artistas, o que nos permite levar, literalmente, arte para o nosso cliente”, conclui.
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