Negócios

Monge budista dividirá conhecimentos em BH

Evento acontece de 3 a 13 de maio
Monge budista dividirá conhecimentos em BH
Crédito: Divulgação Nangten Menlang International

Pela primeira vez em Belo Horizonte, o mestre budista Tulku Lobsang Rinpoche vai dividir com seus alunos brasileiros e demais interessados na filosofia tibetana seus conhecimentos e experiências.

O evento “Tulku Lobsang Rinpoche – Tour Brasil 2023 – Uma jornada ao encontro da sua verdadeira natureza” acontece entre os dias 3 e 13 de maio.

Os ensinamentos do monge estão baseados nos ancestrais conhecimentos tântricos que constituem a base do budismo, medicina e astrologia tibetanos. Com profundo conhecimento destas matérias, Rinpoche (que pode ser traduzido como precioso professor) apresenta agora ao mundo o conhecimento da sua venerável linhagem, integrando várias disciplinas em uma só, tal como era originalmente.

De acordo com a organizadora do evento, Janaína Araújo, o conhecimento e experiência do mestre, a sua forma natural e compassiva de ensinar, a sua bondade geral e a sua sabedoria fazem com que seja um precioso e valioso mediador e transmissor da cultura e tradições budistas tibetanas.

“Mesmo que pareçam tão distantes, os ensinamos do mestre e a nossa cultura podem se integrar de uma forma benéfica para todos. Hoje, em todo o mundo, vivemos uma cultura que acelera as coisas, usa a tecnologia em demasia e pressiona as pessoas levando-as ao estresse. Os ensinamentos tibetanos nos ajudam a encontrar o equilíbrio e a saúde do corpo e da mente”, explica Janaína Araújo.

Mestre budista Tulku Lobsang Rinpoche presenteia a Capital | Crédito: Divulgação

A escolha da Capital se deu pelo pouco tempo disponível do monge no Brasil e pela posição geográfica da cidade. A logística facilitada e os preços médios mais baratos que outras capitais como Rio de Janeiro e São Paulo foram fatores levados em conta para permitir que mais pessoas desfrutem da oportunidade.

O evento tem programação variada – de palestras e workshops, a um retiro espiritual de quatro dias que será realizado em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) – até consultas individuais realizadas também na Capital – que pretendem atender a quem já conhece a cultura tibetana e quer se aprofundar e também aos que ainda vão travar os primeiros contatos com os ensinamentos de Tulku Lobsang Rinpoche.

“Temos oportunidades diferentes dentro do mesmo evento. Desenvolvemos no Brasil um trabalho de formação de professores e, por isso, um público já mais avançado. Mas a programação é extensa e capaz de atender das pessoas que ainda estão apenas curiosas até quem já está em uma fase mais avançada de estudo”, pontua.

Para o mundo corporativo, o guru tem um programa de formação de lideranças ainda não disponível no Brasil. A expectativa é que seja oferecido no País já no próximo ano. O programa foca trabalhar as chamadas “Três Riquezas”. Estes são “riqueza do corpo”, “riqueza da mente” e “riqueza da vida”.

Sobre o Brasil, de acordo com a organizadora do evento, o Rinpoche costuma comentar sobre a alegria do povo e abertura para novos aprendizados.

“Na Europa eu ouvi mais de uma vez ele falar do Brasil. Sobre o quanto o brasileiro é receptivo e que aqui tem a melhor batata frita do mundo, que a mãe de uma aluna fez para ele. Segundo ele, esse é um exemplo da alma gentil do brasileiro e, em especial, a abertura para os ensinamentos. Os brasileiros têm muita fé e isso é fundamental para aprender. Sem fé, não há disciplina. Fé no professor, no ensinamento e em si mesmo”, relata a professora.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas