Mosaic terá prédio próprio em Uberaba
A Mosaic Fertilizantes decidiu pela construção de um prédio próprio, no Parque Tecnológico de Uberaba, no Triângulo Mineiro, para sediar seu Centro de Soluções Compartilhadas (CSC). Em nota, a empresa informou que a decisão é resultado de estudo financeiro que mostrou que a nova construção é a melhor opção a longo prazo. “Essa decisão reforça ainda mais o compromisso da empresa para o desenvolvimento sustentável da cidade de Uberaba”, diz o informe. A previsão inicial era que o CSC ficasse em prédio cedido pela prefeitura.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade, José Renato Gomes, a medida mostra que a empresa está firme em seu interesse de permanecer na cidade. Além disso, segundo ele, a instalação do CSC no Parque Tecnológico pode servir como atrativo para que outras empresas instalem centros desse tipo na cidade.
A área onde o centro será construído foi doada pela prefeitura. Segundo o secretário, a doação foi realizada dentro dos preceitos da Lei 9.110, que avalia 12 itens – como valor do investimento, geração de empregos e tecnologia empregada –, para conceder benefícios a empresas.
Ainda de acordo com Gomes, a construção da estrutura deve ser rápida, já que a Mosaic quer dar início às operações do centro já em janeiro de 2019. A empresa, inclusive, informou que está contratando pessoal para atuar no novo prédio. O CSC concentra operações relativas a atividades administrativas de recursos humanos, contabilidade, tecnologia da informação, compras, entre outros.
Segundo o secretário, para escolher o local onde vai instalar o CSC, a empresa analisa minuciosamente a cidade, observando toda a estrutura oferecida, como educação, saneamento, lazer, entre outros. Gomes ressalta que o fato de Uberaba ter passado por esse crivo mostra que o município está apto a receber estruturas como similares.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Atuação – A Mosaic atua na produção, comercialização, importação e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, além do desenvolvimento de produtos para nutrição animal e comercialização de produtos industriais.
Em Uberaba está o maior complexo químico da Mosaic para a América Latina e, segundo a empresa, está em desenvolvimento um plano de ação para aumentar a produção na planta.
Em julho, a Mosaic divulgou a decisão de criar o CSC em Uberaba, com investimento de R$ 4,6 milhões e geração de cerca de 350 empregos. Na ocasião, ficou decidido que o centro seria instalado em imóvel anteriormente ocupado pelo Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta/Codau), cedido pela prefeitura por três anos, prorrogável por igual período. Após esse prazo, o prédio poderia continuar sendo utilizado pela empresa, mas de forma onerosa. Os planos foram alterados com a decisão da construção do prédio próprio.
Inicialmente, o projeto estava previsto para ser instalado em Uberlândia, também no Triângulo Mineiro. Mas a administração municipal de Uberaba apresentou incentivos para que o CSC fosse acolhido na cidade.
Ouça a rádio de Minas