Negócios

Motz lança podcast especializado em logística

Ao longo da primeira temporada, temas como desafios do transporte industrial e evolução do last mile no Brasil serão abordados
Motz lança podcast especializado em logística
Pimenta: objetivo é trazer mais conteúdo e proporcionar a troca de informações no setor | Crédito: Divulgação/Motz

A Motz, transportadora digital da Votorantim Cimentos criada há quatro anos, está lançando o podcast Conectando Rotas, especializado em transporte de carga e logística. A primeira temporada conta com cinco episódios e trará grandes nomes do setor com o intuito de debater as principais tendências, desafios e oportunidades do segmento. O conteúdo está sendo disponibilizado quinzenalmente no Youtube e Spotify.

Em um País onde os brasileiros são os maiores consumidores de conteúdo de podcast do mundo, com mais de 4 em cada 10 usuários de internet afirmando que ouvem pelo menos um podcast por semana, conforme dados da DataReportal, o formato se tornou ideal para disponibilizar conteúdo e trocas de informações entre os players do segmento. Quem explica é o CEO da Motz, André Pimenta.

De acordo com ele, ao longo da primeira temporada, temas como desafios do transporte industrial e evolução do last mile no Brasil serão abordados. “Queremos trazer pessoas que tenham carreiras consolidadas, vivências na área, para proporcionarmos um papo construtivo e denso no sentido de informação”, ressalta Pimenta.

Ao final da temporada, a empresa realizará um episódio direcionado aos caminhoneiros, com um convidado especial e influente no setor. “O objetivo é trazer mais conteúdo e proporcionar a troca de informações para todos os players do transporte”, comentou Pimenta. Com o podcast, a Motz espera se consolidar ainda mais como uma voz relevante no setor da logística, democratizando as informações e fortalecendo o ecossistema.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Transportadora digital conecta caminhoneiros aos embarcadores

A Motz foi criada em 2020 como uma empresa com espírito de startup dentro da Votorantim Cimentos para atender à demanda interna da companhia. Com o sucesso do negócio, em 2022, se lançou para o mercado experimentando o novo modelo de negócio ao conectar caminhoneiros autônomos e pequenas empresas do setor de logística às cargas de embarcadores. Hoje, de acordo com Pimenta, a empresa atua, principalmente, para o setor da construção civil e para os embarcadores do agronegócio.

“A Motz fica responsável pelo transporte das cargas do começo ao fim, monitorando e acompanhando o processo de forma digital. O caminhoneiro consegue fazer o processo burocrático via aplicativo”, explica Pimenta.

Com mais de 28 mil motoristas cadastrados em sua base de dados, a empresa já está presente em mais de 100 pontos de expedições em todo o País e atua nas principais cidades e corredores do transporte rodoviário do Brasil.  

Em 2022, a Motz realizou mais de 665 mil viagens, registrando uma média de 76 viagens a cada hora. Embora não abra dados do faturamento e crescimento do ano passado, Pimenta garante que a empresa se mantém com capital próprio e vem crescendo anualmente. O último dado divulgado pela companhia é o crescimento de 41% no volume transportado em 2022 e a expectativa de que 2023 tenha alcançado cerca de 25% de crescimento – esses dados ainda não estão disponíveis.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas