Móveis com responsabilidade ambiental são aposta da Prima Linea para os próximos 40 anos

Fundado em 1983, o varejo de móveis não se contentou em apenas vender as melhores peças, era preciso fabricar para cumprir o propósito de se tornar referência. Hoje, o slogan da Prima Linea, “Transformar espaços em encontros”, resume a história da marca de móveis que se reinventa com responsabilidade ambiental e a traz a essa edição da coluna Mineiridade.
A empresa familiar, idealizada pelo casal Eduardo Noronha e Iliana Pirfo, já passou pela troca de gerações, em 2015, e hoje é comandada pelo empresário Breno Noronha, que consolidou as operações e tornou-se o único proprietário.
O legado que trouxe a marca de móveis até aqui é reverenciado e serve de farol, porém, o foco é nas tendências globais que têm valores como responsabilidade ambiental, consumo e produção conscientes, valor de uso e não de posse e mobilidade.
De acordo com a consultora do Grupo Prima Linea, Romilda Ferreira, uma das características dessa gestão é a escolha por produzir e comercializar móveis de alta qualidade e, ao mesmo tempo, democratizar o acesso, especialmente com a distribuição geográfica das lojas.
A consultora, que fica baseada na França, é a responsável por detectar e traduzir as tendências globais para o universo da indústria e do varejo da Prima Linea.
“Essa é uma coisa muito pessoal do Breno, levar a qualidade que a marca representa para um público diversificado. Discutimos muito dentro da Prima Linea até que ponto a gente pode atender a vários públicos. Existe uma tendência mundial dessa nova geração que é mais minimalista, tem menos apego, e se importa muito com a parte ecológica. Não dá mais para não trabalhar sob essa ótica. O meu trabalho é prospectar tendências, com foco no local”, explica Romilda Ferreira.
Foi em 1988 que a marca se tornou uma indústria de móveis, com a construção de uma planta fabril de 15 mil metros quadrados em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O mix de marca do Grupo Prima Linea é composto pela Prima Linea Design, que possui uma diversidade de modelos de mobiliários exclusivos, desenhados para compor ambientes que fazem a diferença na qualidade de vida e no bem-estar. A Prima Linea Dormicentro, trabalha com o conceito do conforto para quartos, tendo uma linha completa de mobiliário e colchões de alto padrão dos mais importantes fabricantes mundiais. A Salva Design de Mobiliário, atenta às tendências internacionais, com exclusividade na manufatura do próprio couro, o que possibilita o constante desenvolvimento de novas peças assim como variedades de cores, texturas e acabamentos E a Sierra Móveis, que é referência mundial no mercado de móveis e artigos de luxo.
A marca também investe em pesquisas voltadas para a descoberta de novas matérias-primas e acabamentos sustentáveis e de baixo impacto no meio ambiente para os seus móveis.
Com respeito à responsabilidade ambiental, a Prima Linea só compra madeiras provenientes de florestas manejadas que possuem o certificado FSC®, garantindo a operação florestal de modo a ser ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Outro fator importante é a reciclagem de sobras de materiais, como espumas, tecidos, fibras e telas, que é realizada através do processo de prensagem para formação de novos blocos de matéria.
Atualmente, o Grupo é formado por 12 lojas Prima Linea, duas Salva Design de Mobiliário e uma Sierra Móveis, distribuídas entre Belo Horizonte e Brasília (DF). A próxima inauguração, ainda sem data definida, deve acontecer em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
“O objetivo é seguir crescendo, mas com um cuidado grande para fazer uma expansão equilibrada entre lojas e fábrica. Temos planos para investir em design e maquinário no biênio 2024/2025, mas por enquanto o projeto é embrionário. Esse momento de pós-Covid requer muito cuidado, pé no chão, para expandir mantendo a responsabilidade ambiental e social”, destaca a consultora.
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