Movimentação de mercadorias da Supporte tem expansão

A Supporte, empresa de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com atuação nacional e mais de 20 anos de expertise em operações logísticas, alcançou mais de R$ 6 bilhões em movimentação total de mercadorias (GMV) em 2021. O resultado dobrou em relação a 2020. Para este exercício, a expectativa é manter a trajetória de crescimento, embora em um ritmo menor, diante da elevada base de crescimento. São esperados até R$ 7,5 bilhões, cerca de 25% a mais que o apurado no ano passado.
Para isso, de acordo com o CEO, Pedro Carneiro, a empresa pretende ampliar sua carteira de clientes e alavancar as estruturas nos portos-secos em que atua. “Temos como objetivo ser o primeiro integrador logístico no Brasil com capacidade e atuação em toda cadeia logística, do comércio exterior ao digital, do serviço de transportes ao entreposto da Zona Franca de Manaus, de ponta a ponta sendo reconhecida pelos nossos clientes e colaboradores como uma empresa socialmente e ambientalmente sustentável, com boas práticas de governança corporativa”, diz.
Conforme o executivo, a manutenção do crescimento dos negócios tem sido possível graças às estratégias de atuação da empresa, que inclui o trabalho com produtos com maior valor agregado.
“Com a pandemia e a necessidade de as pessoas ficarem em casa, o e-commerce cresceu exponencialmente no Brasil. O lado preocupante é que se trata de um mercado recente e ainda carente de tecnologia e gente especializada. Por isso, investimos tanto em tecnologia e inovação. O movimento alavancou muito nossas operações, mas prezamos pelo alto nível de serviço e buscamos entregar um serviço diferenciado”, explica.
E isso tem sido alcançado. Conforme Carneiro, o nível de serviço logístico (percentual de entregas dentro do prazo acordado com seus clientes) atingiu índice acima de 96%, atendendo às diferentes necessidades dos clientes nacionais e multinacionais. A média do mercado gira em torno de 90%.
Estrutura Supporte
Por meio de uma ampla estrutura logística nacional, seja por via aérea, rodoviária, ferroviária, fluvial ou por cabotagem, a empresa atua em todo o País. Para isso, conta com quatro armazéns nas cidades de Uberlândia, Ipojuca (SP), Manaus (AM) e São Paulo, totalizando mais de 170 mil metros quadrados de armazenagem estrategicamente localizados. Há também dois portos-secos: o Porto-Seco do Cerrado em Uberlândia e o Porto-Seco Ipojuca, que servem como base para operações de importação em regime convencional, de entreposto aduaneiro, drawback, exportação e outros regimes aduaneiros.
“Também fazem parte do complexo dois entrepostos da Zona Franca de Manaus, um em Ipojuca e outro em Uberlândia, que facilitam e aumentam a agilidade na distribuição de cargas e ajudam a reduzir custos. Fora isso, estamos sempre em busca de oportunidades e vislumbramos potencial em outras regiões, como o Sul de Minas e Sul do País. Não trabalhamos com ativos próprios, então, nossa capacidade de oferta acompanha a demanda”, completa.
A Supporte atende praticamente todos os setores, principalmente os ligados a bens de consumo duráveis. “Transportamos de caneta a bicicleta, passando por itens de ambientação para Natal”, conclui.
Ouça a rádio de Minas