Mr. Black Café projeta mais 50 unidades e alta de 20% no faturamento em 2025

A rede mineira de franquias Mr. Black Café Gourmet espera fechar este ano com faturamento de R$ 30 milhões e 40 unidades comercializadas. A expectativa da empresa para 2025, no entanto, é ampliar em até 20% o faturamento, chegando a R$ 36 milhões, além de atingir a marca de 50 operações comercializadas no período.
As informações são do CEO da rede Mr. Black Café, Cristian Soares Figueiredo. O empresário ressalta que a franqueadora já vem apresentando um crescimento consistente nos últimos cinco anos.
“Estamos tendo um crescimento consistente e robusto da nossa marca, com 20% ao ano nos últimos cinco anos”, disse.
Ele também destaca que o foco do plano de expansão para o próximo ano é a ampliação da atuação da rede em São Paulo. Outras regiões no radar da marca são a cidade do Rio de Janeiro, a região Nordeste do País e alguns municípios mineiros, como:
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- Uberlândia, no Triângulo Mineiro;
- Juiz de Fora, na Zona da Mata;
- Montes Claros, no Norte do Estado.
No entanto, conforme Figueiredo, Minas deverá receber cerca de 20% das novas unidades previstas para o próximo exercício. “Agora, o nosso foco está na expansão para outros estados”, afirma.
Expansão em São Paulo vai permitir melhor distribuição no País
O CEO da rede de cafeterias explica que o foco no mercado paulista também está relacionado à questão logística, uma vez que São Paulo concentra grande parte do mercado logístico de carga congelada.
“Nós precisamos ter maior robustez de lojas nesse estado, para que possamos ter um centro de distribuição (CD) em São Paulo e, assim, conseguir distribuir com mais facilidade para os outros estados e focar na expansão para outros mercados”, destaca.
A questão envolvendo a logística foi o principal fator apontado pelo empresário como grande gargalo enfrentado pela Mr. Black Café ao longo de 2024. Segundo ele, o mercado nacional conta com uma baixa oferta de operadores logísticos, principalmente, de cargas congeladas.
“Tivemos certa dificuldade no atendimento a algumas lojas de outros estados, principalmente, do Norte e do Nordeste, devido ao fator logístico, que no Brasil é um grande gargalo”, relata.
Apesar das dificuldades relacionadas à logística, Figueiredo ressalta que a empresa apresentou uma grande expansão no Nordeste do País ao longo deste ano, fortalecendo a presença da marca na região.
“O ano de 2024 foi um bom ano e esperamos que 2025 seja ainda mais produtivo. Nós estamos com uma boa expectativa para o próximo ano”, declara.

Importância do mercado mineiro
Atualmente, a rede de cafeterias gourmet possui 36 unidades distribuídas por seis estados brasileiros, sendo que 21 operações estão localizadas em Minas Gerais. As demais estão localizadas nos seguintes estados:
- Goiás (4);
- Pernambuco (4);
- São Paulo (3);
- Rio Grande do Norte (3)
- e Rio de Janeiro (1).
O CEO da Mr. Black Café afirma que o mercado mineiro é o mais importante para a marca, já que a empresa está mais adaptada aos costumes do consumidor local.
“O público mineiro tem um crivo muito mais elevado que o restante do País quanto aos produtos alimentícios. Isso porque nós não aceitamos qualquer tipo de produto na nossa mesa”, explica.
De acordo com o empresário, os mineiros têm aumentado o consumo fora de casa e também têm demandado ainda mais produtos que estejam à altura da gastronomia local. “Portanto, estamos vendo uma grande oportunidade de expansão da marca em Belo Horizonte e nas principais cidades do interior do Estado”, completa.
Modelo de negócio da Mr. Black Café
A rede Mr. Black Café Gourmet foi fundada em 2006 na capital mineira pelo empresário Cristian Soares Figueiredo. Em 2012, a empresa passou a atuar no mercado de franchising. Atualmente, a rede tem quatro modelos de negócios:
- quiosque express;
- quiosque para shoppings;
- loja de rua ou espaços corporativos
- e loja para shoppings e aeroportos.
No caso do quiosque express, com área de oito a 50 metros quadrados (m²), e da loja Express, com espaços de 20m² e 50m², o investimento inicial está entre R$ 156.900 a R$ 200 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro, instalação e estoque. O faturamento médio é de R$ 40 mil por mês, com lucro líquido de 20% e tempo médio de retorno do investimento entre 24 a 36 meses.
Já o investimento necessário para abrir um quiosque para shopping , com área de 15m² a 60m², está entre R$ 239,9 mil e R$ 310 mil. O faturamento mensal é de, em média, R$ 75 mil, com lucro de 20% e prazo de retorno entre 24 a 36 meses.
As lojas de rua ou espaços corporativos exigem um investimento médio entre R$ 259,9 mil e R$ 380 mil para dar início às operações. O faturamento médio mensal dessas unidades é de R$ 75 mil, com lucro de 20% e tempo de retorno entre 24 e 36 meses.
O modelo mais caro oferecido pela Mr. Black Café são as lojas para shoppings e aeroportos, com investimento médio inicial entre R$ 279,9 mil a R$ 400 mil. Porém, o faturamento médio dessas unidades é de R$ 75 mil por mês, com lucro líquido de 20% e tempo médio de retorno do investimento previsto de 24 a 36 meses.
Um dos grandes diferenciais da empresa é o fato dela trabalhar apenas com cafés especiais de fazendas de Minas Gerais.
“Temos nossa própria indústria de alimentos em Belo Horizonte que fornece os insumos aos nossos franqueados. O grande diferencial é que são fabricados com receitas da gastronomia mineira”, diz Figueiredo.
O perfil ideal de franqueado da marca é o empreendedor com afinidade com comércio e seus desafios, e disposto a dedicar tempo e capital ao negócio. Também é necessário que o interessado goste do segmento de alimentação e de atendimento ao público.
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