MRV sobe posição no Índice CDP Brasil de Resiliência Climática 2023

A MRV, empresa do grupo MRV&CO, recebeu, pelo Índice CDP Brasil de Resiliência Climática, o conceito B na avaliação de 2023, obtendo uma evolução do resultado em comparação ao ano anterior (B-). O avanço da pontuação é fruto de iniciativas que envolvem um comitê ativo de governança em mudanças climáticas, matriz de riscos, metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e uso de energia limpa, principalmente por meio de usinas próprias de energia fotovoltaica.
O indicador, que avalia o desempenho das companhias que mais se destacam na conscientização sobre as questões climáticas e integração de medidas efetivas para a redução de suas pegadas de carbono, também é considerado na avaliação do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. A evolução da nota representa o compromisso da companhia com práticas sustentáveis no seu negócio e em levar melhorias ao setor da construção civil.
Pioneira do setor de construção no CDP, a MRV figura em boas posições no Índice desde a sua adesão, em 2016, sendo fundamental para demonstrar o bom desempenho de suas ações sustentáveis e se manter na carteira do ISE B3, já que a nota abaixo de C é eliminatória na avaliação.
Startup cria tecnologia para transformar cada contador em uma “Contabilizei”
Em uma rápida busca no Google, encontram-se milhares de escritórios de contabilidade prontos para auxiliar empresas com suas obrigações legais. No Brasil, a cifra se aproxima de 85 mil estabelecimentos e mais de 500 mil profissionais contábeis, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade.
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Buscando auxiliar no processo de digitalização deste segmento, uma startup curitibana chamada OpenCON desenvolveu e vem disponibilizando o acesso a uma tecnologia capaz de transformar a forma como essas empresas contábeis podem atender seus clientes, tudo através de tecnologia que permite ao contador escalar sua base de clientes. A ideia é que o contador consiga disponibilizar uma contabilidade na palma da mão de cada cliente.
A OpenCON iniciou esse projeto de atendimento aos contadores em 2022 com uma das suas marcas, a OpenMEI, onde consegue ajudar os escritórios de contabilidade no atendimento de clientes que são MEI.
Agora está em fase de pré-lançamento de uma solução para o contador que atende outros portes de empresas, isso através da marca OpenYOU. Hoje, a OpenCON já conta com clientes contadores espalhados pelo Brasil todo. Um desses clientes é a One MEI, que é uma “spin-off” da One Consultoria, localizada no interior de São Paulo.
Além disso, a OpenCON possui parcerias com empresas que têm um grande número de prestadores de serviço, como XP Investimentos, Scooto, 321 Beauty e outras. Para os prestadores de serviços dessas empresas, levam condições especiais e agilidade nos processos contábeis.
SupplyTech cria maior banco de dados de afroempreendedorismo
A Diversidade.io é uma plataforma que emprega a tecnologia para conectar empresas interessadas em diversificar suas cadeias de fornecedores a empreendedores de diferentes perfis e regiões. Com esse objetivo, a supplytech desenvolveu para o 100+ Accelerator 2023 – um projeto da Ambev voltado para soluções sustentáveis e inovadoras – o maior banco de dados de afroempreendedorismo fora do continente africano, identificando 270 mil empreendedores negros.
Essa ferramenta incorpora a inteligência artificial para o reconhecimento facial, possibilitando a identificação dos empreendedores como pessoas pardas e pretas. Esse mecanismo, pioneiro para esse fim, tem como objetivo simplificar o processo e fortalecer o compromisso das empresas com a diversidade.
Em sua própria plataforma, que conta com as mesmas tecnologias, a startup já homologou mais de 300 afroempreendedores, gerando uma receita de mais de R$ 2 milhões por meio de 27 negócios concretizados. Isso significa que, por meio da supplytech, os empreendedores estão conseguindo precificar seus serviços de maneira justa, com um ganho médio de cerca de R$ 86 mil. Esse valor é muito superior ao faturamento médio de empreendedores negros.
Coca-Cola impulsiona logística reversa
Promover alternativas sustentáveis tem sido um objetivo comum entre as empresas que estão comprometidas em minimizar os impactos climáticos. Desde transformar seus processos na cadeia produtiva até permitir um canal de comunicação direta com o consumidor, a tecnologia tem sido o vetor para diferentes iniciativas de governança ambiental. Alinhadas às práticas da ESG – sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança e que completa 20 anos de sua criação em 2024 – empresas investem em recursos tecnológicos que promovam soluções com foco na sustentabilidade.
O estudo “Reimaginando o futuro da indústria”, lançado no último ano pela consultoria Ernst & Young, apontou que 35% das empresas que responderam à pesquisa apontam ESG como principal motivador de investimentos tecnológicos e mais de três quartos dos entrevistados acreditam que as tecnologias podem exercer um papel fundamental na diminuição das emissões de carbono das suas empresas. Parte indispensável do trabalho realizado no planejamento sustentável, a logística reversa é uma das áreas potencializadas pela inserção da tecnologia.
Exemplo dessa prática, a Coca-Cola passou a inserir o padrão de código 2D GS1 Digital Link nas suas embalagens retornáveis. Com o objetivo de ter maior gestão do parque de vasilhames retornáveis, a iniciativa consiste na gravação do código por laser nas garrafas para maior controle logístico das embalagens e a mensuração de possíveis impactos causados. Além da otimização no controle de rastreabilidade dos vasilhames, a tecnologia atua em outro segmento voltado para as práticas sustentáveis: a comunicação direcionada ao consumidor final.
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