Multiplan registra avanço no lucro líquido no segundo trimestre de 2024

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários encerrou o segundo trimestre de 2024 com lucro líquido de R$ 282 milhões, o que representa um avanço de 14% frente ao mesmo período do ano passado. A empresa, responsável pela gestão de três shoppings centers em Belo Horizonte, já acumula R$ 549 milhões no primeiro semestre deste ano, alta de 21% na comparação com os seis primeiros meses de 2023.
Já a receita líquida da companhia cresceu 7,4% no segundo trimestre impulsionada pelo segmento imobiliário, somando R$ 540 milhões. O presidente da Multiplan, Eduardo K. Peres, ressalta que estes resultados foram impactados também pela estratégia multiuso da empresa para desenvolver o entorno de seus shoppings.
“O objetivo é promover o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários integrados aos shoppings, um dos pilares estratégicos da história da Multiplan”, pontua.
Atualmente, o grupo possui 20 shoppings centers em operação no Brasil, dentre eles estão os empreendimentos mineiros: BH Shopping, Pátio Savassi e DiamondMall. O portfólio de shoppings da Multiplan apresentou taxa de ocupação média de 96%, sendo que quatro empreendimentos reportaram uma taxa superior a 98% no período.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além disso, a empresa apresentou um turnover de 1,4% da área bruta locável (ABL) total, o equivalente a 12.433 metros quadrados (m²), o que corresponde a 124 novas lojas.
A Multiplan segue focada em investir em seus ativos próprios, com base na estratégia de crescimento de longo prazo, priorizando projetos de expansão e revitalização. Só no segundo trimestre a empresa investiu cerca de R$ 270 milhões em ações que incluem quatro projetos de expansão, 14 revitalizações, além da aquisição de participação minoritária no Park Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
“Continuamos evoluindo rapidamente com as obras das expansões do DiamondMall (MG) e do ParkShoppingBarigüi (PR), que serão entregues em novembro, e os trabalhos no MorumbiShopping (SP) também seguem em ritmo acelerado. Outro marco recente foi a entrega das chaves aos novos lojistas do ParkShoppingBarigüi, que já está com 100% do centro médico locado e com mais de 90% das lojas comercializadas”, destaca o executivo.
A empresa também registrou um avanço de 6,3% nas vendas dos lojistas ao longo do segundo trimestre de 2024, totalizando R$ 5,6 bilhões. O resultado é associado à redução de custo de ocupação, que chegou a 13%, o menor nível para um segundo semestre nos últimos cinco anos.
Outro destaque nos resultados divulgados pela Multiplan foi a recompra de ações no período, que já superou o número registrado em 2023. Ao todo, foram 4,9 milhões de ações recompradas até o mês de julho, contra 4,7 milhões no último ano inteiro. Já nos últimos doze meses, a empresa também retornou R$ 801 milhões aos acionistas via Juros sobre Capital Próprio e o Programa de Recompra de Ações.
Demais resultados da Multiplan
A Multiplan também inclui em sua estratégia o objetivo de entregar uma experiência cada vez mais ampla ao consumidor, por meio do investimento em cultura e lazer. Espaços como teatros e centros de eventos contam com mais de 18,5 mil m², o que representa 2,1% da ABL total do portfólio de shoppings da companhia.
No dia 11 deste mês, a empresa inaugurou o quinto Multiplan Hall no ParkShopping São Caetano, em São Paulo. O grupo também conta com os teatros Multiplan, que recebem uma extensa programação cultural. Em agosto, será inaugurada a unidade do Morumbi Shopping, em São Paulo, e, em breve, ele também será inaugurado no Pátio Savassi, na capital mineira.
A companhia realizou 308 eventos no segundo trimestre deste ano, o que representa um aumento de 24,7% na comparação com o mesmo período de 2023. Dessa forma, a empresa soma 629 eventos realizados na primeira metade deste ano.
Ouça a rádio de Minas