Após inaugurar unidade em Betim, Mundo Animal quer expandir para o interior de Minas

Além de inaugurar uma nova unidade em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nesta quinta-feira (20), a rede gaúcha Mundo Animal Lanchonete Temática projeta outros dois lançamentos em Minas Gerais. O plano de expansão da marca prevê, pelo menos, 16 inaugurações no Brasil até o fim deste ano.
De acordo com o diretor de operação e expansão da empresa, Jackson Faria de Oliveira, as cidades que receberão essas novas operações são Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Montes Claros, no Norte de Minas. Estas serão as primeiras unidades da rede Mundo Animal no interior do Estado.
A escolha das localizações, segundo Oliveira, foi baseada na percepção dos franqueados em relação ao potencial das regiões ou no vínculo que os empresários possuem com esses municípios. Além disso, a Mundo Animal tem buscado se expandir ainda mais para cidades do interior do País. “Nossa estratégia é capilarizar e democratizar o modelo temático para as cidades menores do interior”, afirma.
Ele também destaca a importância do mercado mineiro para a marca de lanchonetes temáticas. Jackson Oliveira define o Estado como uma “grata surpresa” devido ao desempenho apresentado pelas operações mineiras, principalmente, no quesito faturamento, superando as estimativas da empresa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Boas expectativas para o mercado mineiro
A primeira lanchonete da rede gaúcha em Minas Gerais foi inaugurada em Contagem, na RMBH, em 2022. Em seguida, veio a operação de Belo Horizonte. O diretor de operação e expansão da Mundo Animal ressalta que o sucesso da primeira unidade foi tão grande que acabou incentivando o franqueado a lançar uma nova loja em Betim.
Jackson Oliveira afirma, ainda, que a expectativa da marca para os próximos anos no mercado mineiro é muito grande em função dos resultados das unidades presentes em Minas Gerais. “Nós sempre acreditamos no potencial do Estado e isso é comprovado pelas nossas atuais unidades”, completa.
Modelos de negócios
Para este ano, a franqueadora administrada pela M&A Franchising espera encerrar o ano com 100 franquias no mercado nacional. Atualmente, a rede possui 85 lanchonetes, incluindo a operação de Betim, distribuídas por 14 estados brasileiros.
O diretor de operação e expansão da rede aponta que os dois modelos de negócios oferecidos pela empresa estão voltados para cidades com população acima de 80 mil habitantes.
No caso do primeiro modelo, com lojas menores e para cidades com menos de 200 mil habitantes, o investimento inicial é de cerca de R$ 850 mil, incluindo a taxa de franquia. Já no formato para cidades com mais de 200 mil habitantes, o investimento pode chegar a 1,4 milhão. De acordo com Oliveira, a margem de lucro média dessas operações fica entre 15% e 18%, e o período de retorno do investimento varia entre 18 e 24 meses.
Ouça a rádio de Minas