Negócios

Município de Nova Lima se destaca no cenário nacional de conectividade

Município de Nova Lima se destaca no cenário nacional de conectividade
Ranking coloca a cidade em 1º lugar em economia com população de 50 mil a 100 mil habitantes | Crédito: João Victor Moraes

Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), segue colecionando feitos e reconhecimentos em Minas Gerais e no País. Dessa vez, o município teve destaque no Ranking Connected Smart Cities – Edição 2020, elaborado por Urban Systems – transformando conhecimento em resultados.

Na análise da parte econômica, a cidade alcançou a 1ª colocação no Brasil entre as que possuem população de 50 mil a 100 mil habitantes. Além disso, foi escolhida a 4ª melhor em Minas Gerais, atrás apenas de Belo Horizonte, Viçosa e Juiz de Fora, no levantamento geral.

Diversas áreas levaram Nova Lima a essa condição de referência, como Tecnologia e Inovação, Saúde, Educação, Segurança e Economia. Neste, o município ficou no topo da lista entre aqueles de porte semelhante, com destaque para o aumento de 14,7% no PIB per capita. Além disso, a cidade registra 0,78 empregos por habitante em idade economicamente ativa, de acordo com o ranking.

O levantamento também apontou os crescimentos de 8,6% no número de empregos e de 4,4% no número de empresas em Nova Lima. Outro dado que chama a atenção é a independência do setor público, já que 90,9% dos empregos formais não estão na administração pública.

Para o prefeito Vitor Penido, o reconhecimento obtido reflete o trabalho sério e árduo realizado nos últimos anos. “Encontramos uma cidade totalmente falida e tivemos de cortar na carne para arrumar a casa. Agora os resultados estão aí: um município seguro, com educação e saúde de ponta, com um PIB elevado e cada vez mais preparado para avançar em diversas áreas, como Tecnologia e Inovação”, afirma.

“Todo esse reconhecimento comprova os acertos e avanços que tivemos ao longo desta gestão”, complementa o chefe do executivo, que está em seu 6º mandato à frente da Prefeitura de Nova Lima, e também é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) e da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig).

Composto por 11 eixos temáticos, o Ranking Connected Smart Cities é realizado desde 2015 e envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que busca inovação e melhorias para os municípios, a partir de experiências que possam torná-los mais inteligentes e conectados.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas