Negócios

Músico de BH cria canções por encomenda

Músico de BH cria canções por encomenda
Produzi mais de 200 músicas em um ano, disse Gonçalves | Crédito: Rodrigo Valente de Noronha

As medidas sanitárias e de isolamento social tão importantes para a prevenção e combate à Covid-19 impuseram sobre os artistas, especialmente aqueles que se apresentam em público, uma severa pena. De um dia para o outro, músicos, atores e uma série de outros artistas e técnicos não podiam mais subir aos palcos.

Diante desse susto, o músico e publicitário Lucas Avelar Gonçalves, que já rodou o mundo fazendo shows, precisava se reinventar e foi tirando um antigo hobby da gaveta que fez surgir a Inspira Song.

Na, talvez, primeira startup brasileira de música personalizada, o músico compõe sob encomenda. Em pouco mais de um ano já foram mais de 200 músicas inéditas e personalizadas. A maioria carrega mensagens de amor e carinho entre pessoas e algumas atenderam pedidos de empresas.

“Com as casas de espetáculos fechadas, eu precisava fazer alguma coisa para garantir o sustento da minha família. Sou compositor há muito tempo e tinha o hábito de compor para presentear amigos e familiares. Esse era um projeto querido, que eu pensava em fazer alguma coisa com ele, mas foi a necessidade que o transformou em oportunidade quando a pandemia chegou”, relembra Gonçalves.

Para compor, o músico precisa que quem encomenda a canção compartilhe características, lembranças em comum, casos da pessoa homenageada seja através da plataforma, redes sociais ou em conversas por telefone. No site existe um formulário a ser preenchido que cumpre boa parte dessa função. A cliente pode, ainda, escolher o gênero musical. A partir daí a imaginação do artista toma conta. O trabalho demora uma média de 20 dias para ser entregue por e-mail ou whatsapp.

“Muita gente pergunta se tenho uma base melódica padrão. A resposta é não. Cada música é exclusiva e pensada exatamente para aquela homenagem. A maioria das pessoas não escolhe o gênero musical ou aponta algumas opções preferidas pelo homenageado. Acho mais fácil trabalhar sobre uma emoção genuína, por isso não utilizo bases prontas. Na época do Dia das Mães fiz quase 40 músicas em sete dias. Foi um trabalho insano, mas cada uma delas ganhou uma música personalizada, exclusiva, inédita e cheia de carinho de quem fez a homenagem e meu também”, pontua o músico.

A Inspira Songs já vem se desdobrando com um projeto de aulas de composição criativa via Instagram e acaba de ser aprovada para participar do programa de startups InovAtiva Brasil.

Um dos maiores desafios do músico, porém, não está ligado à criação, mas justamente à parte racional do negócio: o preço. Normalmente os artistas têm dificuldades em precificar o próprio trabalho. Foi a partir de muito estudo que ele encontrou como métrica o tempo.

“Encontrar características objetivas para colocar preço em um trabalho subjetivo não é tarefa fácil. Sou autônomo há muito tempo e venho fazendo muitos cursos de gestão no Sebrae Minas (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais). Um desses cursos foi o de precificação. Comecei a avaliar o meu tempo, o quanto gasto e quanto ele vale. Além disso tem o preço do estúdio e outros profissionais envolvidos na produção”, ensina o idealizador da Inspira Songs.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas