Natal e Ano Novo devem gerar alta de até 10% nas vendas do Mercado Central

Um dos melhores mercados do mundo e reconhecido pela tradição e diversidade de produtos, o Mercado Central de Belo Horizonte, com 400 lojas de segmentos variados, projeta uma alta de 10% nas vendas para as festas de final de ano, frente ao mesmo período do ano passado. Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, já é notável o aumento na movimentação que, no período, deve chegar a 1,4 milhão de pessoas.
Conforme o presidente do Mercado Central, Ricardo Campos Vasconcelos, as expectativas são de alta nas vendas, que serão impulsionadas pela diversidade de produtos, de preços e também pelo espaço garantir segurança aos usuários.
“Estamos muito otimistas com as vendas para as datas festivas. Para o Natal e Ano Novo esperamos um crescimento próximo a 10% frente ao mesmo intervalo de 2023. Além de toda a diversidade, de 19 a 24 de dezembro, teremos a visita do Papai Noel, onde os clientes poderão fazer fotos de graça”.
Vasconcelos ressalta que a estrutura do Mercado Central é um diferencial, contando com estacionamento coberto e 400 lojas de todos os tipos de produtos. “Nossos lojistas trabalham com uma grande variedade de produtos, inclusive, com as melhores opções natalinas, como as frutas frescas e cristalizadas, bacalhau, pernil, peru, bebidas, artesanatos e produtos típicos do Estado. Então, estamos muito otimistas e preparados para que as pessoas façam as compras com calma e encontrem os melhores produtos”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Nos primeiros dias de dezembro, a movimentação no Mercado já começou a aumentar. A estimativa é que 1 milhão de pessoas por mês passem pelo local, número que deve alcançar 1,4 milhão em dezembro. A maior concentração de pessoas é esperada nos 10 dias que antecedem o Natal.
“Há muitas opções para os consumidores fazerem as ceias e presentearem. Temos lojas que vendem desde as flores e arranjos secos até as castanhas, nozes, avelãs, bacalhau, pernil, peru, frutas tanto in natura quanto cristalizadas”.
Lojistas do Mercado Central estão otimistas e esperam incremento de até 20% nas vendas
Contando com 400 lojas, o Mercado Central é um dos principais destinos dos consumidores para as compras voltadas para o Natal e o Ano Novo. Esperando o aumento da demanda, os lojistas preparam o estoque e esperam vendas maiores nas festividades de 2024 frente a 2023.
Na Ananda Empório, conforme o gerente, Eduardo Campos, a expectativa é ampliar as vendas no período comemorativo em cerca de 15% a 20% frente a 2023. Desde o dia 20 de novembro, a movimentação na loja vem crescendo.
“As nossas expectativas são sempre as melhores. Acreditamos que teremos um Natal e um Ano Novo com vendas bem aquecidas e crescendo de 15% a 20%. Para atender a demanda, sempre trabalhamos com um estoque maior, que está em torno de 20% a 25% superior”.
Entre os produtos mais procurados na Ananda estão as tâmaras, nozes, amêndoas, castanha do pará, damasco e uvas passas. “Também não pode faltar na nossa loja o bacalhau. Muitos consumidores buscam pelo produto para a ceia”.
Ainda conforme Campos, entre os desafio enfrentados está a questão dos preços mais altos, porém, para manter as vendas crescentes, a loja trabalha com um mix que atende todas as classes. Além disso, há facilidades para pagamento, como a possibilidade de parcelamento das compras.
Ambix
Os sócios da Ambix, empresa especializada em bebidas, Marcos José Azevedo Cysne e Adriane Couto Cysne, também estão otimistas com as vendas voltadas para as festas de final de ano, que devem ter um crescimento orgânico de cerca de 10%.
“Projetamos crescer 10% nas vendas para as festas de final de ano, mas pode ser maior. Nós vamos lançar duas bebidas especiais, entre elas, um whisky mais suave que agrada também o público feminino. Estes lançamentos vão permitir um crescimento maior, a expectativa é aumentar de 12% a 15% em relação ao ano passado”, explicou Marcos Cysne.
Adriane Couto Cysne explica que além dos lançamentos da loja, haverá ainda novidades da destilaria Lamas, que são muito importantes e ajudam a alavancar as vendas. Também foram montados kits como opções para presentear.
“Ao longo de dezembro, vamos lançar bebidas da loja e também da Lamas, isso é importante e ajuda a alavancar as vendas. Também desenvolvemos vários kits de presentes, com opções de licores, cachaças, whiskys, run, gins, entre outras”.
Na Ambix, o movimento das compras para o Natal e Ano Novo ainda estão lentas, mas a expectativa é de alta já nos próximos dias, com o pagamento dos salários e também do 13º.
Artesanato no Mercado Central
Entre os melhores produtos de Minas Gerais, o artesanato também se destaca nas vendas para o Natal. A Andrade Artesanato, uma das mais tradicionais lojas do Mercado Central, comercializa mais de 50 modelos de cestas, o mix da loja conta também com itens de madeira – como bandejas, brinquedos, peças para casa – até mantas para sofás e cerâmicas.
Conforme o proprietário da Andrade Artesanato, Geraldo Antônio de Andrade, a expectativa é ampliar as vendas de 10% e 20%, principalmente, as voltadas para o Natal. “Estou há muito anos no Mercado Central e observo que a cada ano as vendas melhoram. Espero um aumento de 10% a 20% no período do Natal. A maior procura é pelas cestas. As pessoas utilizam muito para montar arranjos e presentes”.
Conforme Andrade, para alavancar as vendas, há investimentos na diversificação do estoque, assim, são oferecidos diversos itens a preços variados, atendendo um maior número de clientes.
“Além da variedade de produtos para atender diferentes clientes, para ampliar as vendas é preciso atender muito bem os consumidores. Sou uma pessoa que gosta de atender todo mundo bem e, isso, no comércio é muito importante”.
Ouça a rádio de Minas