Negócios

Natal renderá fôlego a expositores da Feira do Mineirinho

A partir de dezembro, são esperados 50 mil visitantes/mês, número próximo ao de 2019
Natal renderá fôlego a expositores da Feira do Mineirinho
Crédito: Daniel Azevedo

Criada em 2004, a Feira do Mineirinho se consolidou como ponto turístico e de encontro dos moradores da Capital. O espaço privilegiado, que faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha – Patrimônio Cultural reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) -, está recuperando a forma. Depois da crise sanitária e econômica trazida pela Covid-19, deve retomar o número de frequentadores de 2019 já no mês de dezembro, batendo a marca de 50 mil visitantes por mês.

A expectativa é justificada pelo proprietário da Fenacouro – administradora da feira -, Willian Martins, com a chegada de 120 novos expositores do segmento de artesanato.

“A pandemia fez com que muitos expositores saíssem e agora estamos recompondo o mix. Ficamos por um período esperando estabilizar e agora fizemos uma promoção para artesãos. Esse segmento é muito valorizado no nosso Estado e atrai muitos visitantes. Com as novidades eles ficam mais tempo na Feira, o que é bom para todos os demais. Por isso, estamos não só recuperando, mas também aumentando o número de artesãos expondo. Agora eles correspondem a 30% do total de estandes”, explica Martins.

A estimativa é de que cada artesão gere, em média, três outros empregos. Para atender o aumento de movimento, a administração da Feira do Mineirinho também fez novas contratações para os setores de segurança e limpeza, além de brigadistas.

Administração da Feira ampliou o número de artesãos expondo no local | Crédito: Daniel Azevedo

As centenas de barracas são organizadas por setores, como decoração, bijuterias, calçados, vestuário, artigos religiosos e produtos para o lar. Há quadros, oratórios, esculturas, velas, brinquedos, jogos, almofadas, toalhas, panos de prato, perfumaria, sabonetes, aromatizantes de ambientes, luminárias, mantas e suportes de plantas para a parede em macramê, bichinhos e bonecos de crochê, semijoias, produtos de couro, velas aromatizadas, kits infantis, entre outros.

A proximidade do Natal e a inédita realização da Copa do Mundo de Futebol Masculino no fim do ano animam expositores e organizadores que apostam em uma forte retomada no ano que vem.

“Dezembro é o melhor mês do ano e a Copa do Mundo já inspira os artesãos. A competição é um bom chamariz. O primeiro jogo do Brasil é no dia de Feira (24/11) e vamos transmitir todos os jogos do nosso País, oferecendo uma opção para quem quiser assistir com os amigos em um lugar bacana, com opções de alimentação e diversão para a família inteira, sem a cobrança de entrada. Tudo isso nos inspira para um 2023 de crescimento da Feira”, completa o presidente da Fenacouro.

O horário de funcionamento da Feira do Mineirinho é das 17h às 23h às quintas-feiras e das 8h às 18h aos domingos. Quem se interessar em se tornar um expositor, o contato pode ser feito pelos telefones: (31) 3017-0573 e (31) 99194-5556.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas