Negócios

Conheça as franquias internacionais que avançam no País e miram o mercado mineiro

Em 2024, Brasil contou com 122 marcas estrangeiras de 24 origens
Conheça as franquias internacionais que avançam no País e miram o mercado mineiro
Foto: Divulgação Street Wrap

Com uma população estimada em 213,4 milhões de habitantes em 2025, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é um mercado consumidor capaz de atrair qualquer marca estrangeira, e as franquias internacionais não se comportam de maneira diferente.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2024 o Brasil abrigava 122 marcas provenientes de 24 países diferentes. Elas eram responsáveis por mais de 18,4 mil operações.

De acordo com o diretor Internacional da ABF, Gustavo Freitas, esse número significa um aumento de 22,66% entre 2023 e 2024. O país com maior presença no território brasileiro é os Estados Unidos, com 20 marcas responsáveis por 8.274 operações, incluindo a mais numerosa, a franquia de alimentação McDonald’s, com 2.704 até o último levantamento.

Na sequência vem a japonesa Kumon, no segmento de educação, com 1.554 operações; a norte-americana AM/PM, com 1.450; a britânica Shell Select, com 1.264; e também a estadunidense Burger King, com 1.238 lojas, todas no segmento de alimentação.

“Além do grande território e população expressiva, as marcas enxergam o Brasil como um país seguro, pois temos uma legislação para o franchising muito bem avaliada e consolidada. Outro fator é que a população aceita bem marcas estrangeiras, especialmente aquelas mais conhecidas. No que diz respeito à origem das marcas, é natural que as norte-americanas dominem a lista, por serem aquele país o berço e o maior mercado de franquias do mundo”, explica Freitas.

As franquias internacionais trazem para o Brasil, além de investimentos e diversificação de produtos e serviços, conhecimentos. Geralmente com experiência em vários países, essas marcas trazem práticas de mercado e antecipam tendências de gestão e hábitos de consumo.

Mesmo sendo um dos mercados mais atrativos do mundo para as franquias internacionais, o Brasil padece de uma grande dificuldade que está cada vez mais comum no mundo todo: a escassez de mão de obra qualificada e o domínio da língua inglesa. Ainda assim, o Brasil continua sendo desejado, e segmentos como hotelaria e turismo, além de calçados e roupas, têm despontado.

“A qualidade da educação e a escassez de mão de obra qualificada são um problema enfrentado por quase todos os setores e, como país, precisamos buscar soluções. Ao mesmo tempo, é interessante que os candidatos a franqueados saibam inglês, que é a língua oficial dos negócios. As franqueadoras se preparam para chegar ao Brasil com uma equipe que fale português, mas, ainda assim, pode acontecer de algum treinamento ser em inglês. Tudo isso, porém, não tira a atratividade brasileira, e alguns países têm olhado bastante para o Brasil, como a Espanha e a França”, destaca o diretor Internacional da ABF.

E é justamente da França que vem uma pioneira: a rede de lavanderias 5àSec. Há 31 anos no Brasil, ela tem mais de 590 pontos de venda em todos os estados brasileiros e 196 franqueados. O Brasil representa a maior operação mundial da 5àSec, criada em 1968. Em 2024, a marca registrou crescimento de 9% no faturamento e processou mais de 11,8 milhões de peças, consolidando sua liderança no setor. Até o fim de 2025, a meta é abrir 40 novas unidades e alcançar crescimento de 11,7% no consolidado anual.

Segundo o vice-presidente de Operações da 5àSec, Fernando Toledo, quando inaugurou a primeira unidade em Fortaleza (CE), em 1994, a marca desbravou um mercado que praticamente não utilizava esse tipo de serviço.

“O Brasil é um país jovem, com grande potencial no nosso setor. Na Europa, por exemplo, 20% da população faz uso do serviço e, no Brasil, são só 7%. A relação não é só com o bolso, mas também com o País se inserindo numa cultura global mais habituada aos serviços autônomos e à delegação de serviços. Os hábitos de consumo estão mudando. A falta de tempo é um problema comum a todo mundo. Então, nos propomos a ajudar as pessoas a viver melhor, com mais tempo para elas mesmas. Tudo isso com preço justo e qualidade”, explica Toledo.

Além de ser a maior operação da marca no mundo, a 5àSec Brasil já gerou outros frutos, como a criação da marca LavPop, dedicada ao autosserviço e focada em um público mais jovem. O grande número de municípios também fez com que a marca lançasse mais um formato. Nas grandes cidades, em parceria com fornecedores, foram desenvolvidos equipamentos de menor carga para atender as cidades menores, criando o modelo de lojas 5àSec Express.

Para atender o consumidor brasileiro, a franquia internacional precisou fazer algumas adaptações para chegar ao nível de exigência em serviços como o de passadoria, por exemplo.

“É comum, quando pensamos na tropicalização de uma franquia internacional, imaginarmos algum tipo de downgrade, mas o Brasil exigiu um upgrade das nossas operações, pois o brasileiro tem uma exigência muito mais alta do que o europeu no que diz respeito à roupa passada. Então, esse é um aspecto que tivemos que adaptar”, destaca.

Franquias chilenas de alimentação desembarcam no Brasil

Vindas do Chile, as redes de alimentação Fagotto, especialista em massas frescas, e Street Wrap, focada em wraps, bowls e pratos rápidos, desembarcaram no Brasil. O projeto, realizado pela Global Franchising, consultoria brasileira especializada em internacionalização de marcas, em parceria com a Franquicias Chile, consultoria chilena, pretende fazer do Brasil o principal mercado de expansão dessas marcas fora do Chile.

Para o CEO da Global Franchising, Paulo Mauro, esse movimento evidencia o papel estratégico do Brasil no franchising mundial.

“O Brasil é um dos maiores mercados de franquias do mundo, com consumidores abertos a novidades e um potencial enorme de expansão. Nossa missão é fazer a ponte entre franquias internacionais e o público brasileiro, garantindo que cheguem preparadas e com um plano sólido de crescimento. Já trouxemos outras marcas e nossa indicação é que o franqueador implante uma unidade aqui e sinta o que é uma operação brasileira para então franquear. Será assim com as duas marcas chilenas que estão sendo inauguradas agora e terão o plano de franquias lançado em março de 2026”, destaca Mauro.

Ambas as marcas começam a expansão pela cidade de São Paulo, seguindo pelo interior do estado. A expectativa é que a Fagotto abra 24 unidades no prazo de um ano e, a Street Wrap, seis.

“Somos um país muito grande, com muitas regionalidades gastronômicas, por isso o plano é fazer uma expansão concêntrica, facilitando a logística e entendendo as modificações de cardápio que precisarão ser feitas em cada região”, avalia o CEO da Global Franchising.

Minas também na mira das franquias internacionais

Se o Brasil é um território desejado pelas franquias internacionais, Minas Gerais atrai de maneira especial a atenção dessas marcas. O Estado, com mais de 20 milhões de habitantes e responsável por cerca de 10% do PIB nacional, abriga hoje 30 unidades 5àSec em operação e tem outras seis em processo de implantação até junho do próximo ano.

“Minas é um estado muito importante. Temos na região alguns franqueados com mais de 25 anos de rede. São franquias muito saudáveis, que operam muito bem. Com um interior em pleno desenvolvimento, o Estado está abrindo muitas oportunidades e, até o fim do ano que vem, teremos mais de 40 unidades mineiras”, completa o vice-presidente de Operações da 5àSec, Fernando Toledo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas