Negócios

Setor de franquias cresce em Minas e atrai escritório do Ecossistema 300 Franchising para Belo Horizonte

Sede no Edifício Santa Maria marca nova fase de expansão que já movimenta 90 marcas
Setor de franquias cresce em Minas e atrai escritório do Ecossistema 300 Franchising para Belo Horizonte
Belo Horizonte no mapa do franchising global | Foto: Divulgação Ecossistema 300 Franchising

Como mais um passo para cumprir o objetivo de se tornar o maior ecossistema de franquias do mundo até 2035, o Ecossistema 300 Franchising inaugura sua terceira sede, desta vez em Belo Horizonte. O espaço escolhido foi o histórico Edifício Santa Maria, símbolo do comércio mineiro, localizado no hipercentro da Capital.

O foco da nova unidade, que vai ocupar 500 metros quadrados e abrigar mais de 100 colaboradores, são as verticais Scale-Up – que acolhe e acelera franqueadoras ainda em estágio inicial, transformando-as em redes robustas e prontas para escalar – e a vertical de Consultoria, que ajuda as empresas, mesmo fora do modelo de franquias, a crescer com método, gestão profissional e foco em resultados.

De acordo com o CEO e fundador do Ecossistema 300 Franchising, Leonardo Castelo, a partir da nova sede a instituição também coordena programas de imersão, capacitações, mentorias e visitas técnicas, recebendo empreendedores de todo o País interessados em conhecer de perto o método que já impulsionou marcas líderes em 18 segmentos de mercado.

“O nosso modelo é ajudar pessoas que querem mudar de vida, transformando a mentalidade e, com isso, o resultado financeiro. Escolhemos estar no centro da cidade porque ele se conecta com isso, com o brilho nos olhos. Dá para trazer pessoas de várias vertentes”, explica Castelo.

O Ecossistema 300 Franchising acelera negócios de forma estratégica, transformando redes de franquias em líderes de mercado. Com um portfólio de mais de 90 marcas sócias, a companhia já vendeu 11,7 mil unidades, formatou mais de 900 redes e gerou 45 mil empregos. Mensalmente, implanta mais de 200 novas operações em todo o País.

A abertura do escritório em Minas tem relação com a potência da economia do Estado e também com o perfil do empresariado mineiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Minas Gerais é o quarto maior estado em franquias. Em termos de desempenho, em 2024 o setor cresceu 12,7% em relação ao ano anterior. Os segmentos que mais cresceram em faturamento no Estado foram:

  • Entretenimento e lazer, com 22,6%;
  • Alimentação – Food Service, com 22,2%;
  • Casa e Construção, com 21,2%.

Em número de operações, Minas cresceu quase o dobro da média nacional, com 1,7% e 0,9%, respectivamente, no mesmo período. Assim, o Estado é responsável por 9% do total de operações existentes no País. Já no número de empregos diretos, Minas não registrou crescimento, enquanto o Brasil cresceu 1% na comparação com 2023.

“Somos uma empresa formadora de mão de obra não só no aspecto técnico, mas também de mentalidade. Minas Gerais é um mercado predisposto a ouvir um novo modelo. Belo Horizonte, tenho certeza, vai se tornar um grande polo do franchising no Brasil. Hoje o maior desafio das empresas é a formação da equipe. Agora estamos formando a base operacional do nosso negócio. Só nesta semana fechamos dois contratos que vão passar pela Scale-Up de Belo Horizonte, e isso significa que precisamos de mais consultores, mais executivos de venda e que essas marcas vão gerar mais emprego e renda no mercado”, destaca.

Além do escritório em Belo Horizonte, o Ecossistema 300 Franchising está em expansão internacional, começando por Argentina e Colômbia. Os próximos passos estão previstos para Uruguai e Chile.
“Começamos este caminho internacional por países que têm um tamanho interessante de economia, mas onde o franchising tem um grau de maturidade menor do que o Brasil. Entendemos que neles há mercados carentes de informação e com potencial de crescimento, e que temos capacidade de ajudá-los a se desenvolver”, completa o CEO do Ecossistema 300 Franchising.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas