Cicopal inaugura fábrica em Patrocínio com investimentos de R$ 120 milhões

Sediada em Senador Canedo (GO), a Cicopal – indústria especializada em salgadinhos e batata palha – inaugura ainda este ano a sua primeira unidade fabril em Minas, na cidade de Patrocínio, no Alto Paranaíba. O investimento de R$ 120 milhões amplia a capacidade anual de produção da companhia para 100 mil toneladas de produto acabado. A expectativa é de um crescimento de 25% no faturamento já em 2025, em comparação com o ano anterior.
De acordo com o CEO da Cicopal, Victor Cardoso, a nova planta deve gerar mais de 250 novos postos de trabalho diretos na primeira etapa da operação.
“Nosso principal insumo é a batata, e a região de Patrocínio é uma forte produtora dessa matéria-prima. Além disso, a partir dessa nova planta, facilitamos a logística para atender à parte leste da região Sudeste, que inclui o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e a região Leste de Minas”, explica Cardoso.
A batata é a terceira cultura alimentar mais importante do planeta e a primeira commodity não grão. A produção mundial anual supera 330 milhões de toneladas, em uma área de 18 milhões de hectares. No Brasil, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a batata é a hortaliça mais importante, com uma produção anual de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas, em uma área de cerca de 130 mil hectares.
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De acordo com a Associação Brasileira da Batata (ABBA), o agronegócio da batata envolve em torno de 5 mil produtores, em 30 regiões de sete estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Bahia.
A fábrica da Cicopal em Patrocínio faz parte de um conjunto de investimentos feitos para reforçar o posicionamento no mercado como uma das principais indústrias brasileiras nas categorias de salgadinhos e batata palha. Foram mais de R$ 220 milhões investidos nos últimos dois anos. O valor foi destinado, principalmente, à ampliação da capacidade produtiva, modernização e automatização do parque industrial, novas fábricas e expansão geográfica. Cada nova planta demanda investimentos entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões, a depender das categorias de produtos a serem produzidos.
A planta de Minas Gerais, além das batatas chips e palha, vai produzir também os salgadinhos extrusados de batata. Numa segunda fase, prevista para entrar em operação até o fim do primeiro semestre de 2026, a unidade será responsável por uma nova linha de produtos: as tortilhas.
Nos próximos dois anos, a Cicopal deve inaugurar dois centros de distribuição em Minas: Contagem, responsável pela distribuição na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); e Poços de Caldas, pelo Sul de Minas; além da própria fábrica de Patrocínio, que será responsável pela distribuição para o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.
“Minas Gerais é um Estado muito grande, e por isso vamos abrir também os novos CDs. O nosso produto precisa estar perto dos mercados consumidores porque é volumoso, e isso pesa na logística de entrega. Com esse plano de expansão nacional, vamos deixar as fábricas mais próximas dos consumidores. Até 2028, vamos inaugurar mais uma unidade em São Paulo, outra na região Sul e, por último, uma em Pernambuco”, anuncia o executivo.
Reconhecida nacionalmente por seus snacks à base de milho, batata e trigo, a Cicopal conta hoje com 10 marcas consolidadas e um portfólio com mais de 180 produtos, entre batata palha, batata chips, salgadinhos de milho e trigo, biscoitos e refrescos em pó. Com mais de 1.700 colaboradores e unidades fabris na Bahia e no Pará, além de Goiás, a Cicopal mantém um modelo de produção focado em eficiência, padronização e controle rigoroso de qualidade. A maioria dos equipamentos é importada.
Outra preocupação da gestão da empresa é manter as fábricas dentro do padrão ESG, com políticas de diversidade e inclusão, e também responsabilidade ambiental, com o tratamento de efluentes e políticas de reúso e reciclagem, entre outras.
“Hoje estamos em terceiro lugar na produção de batatas chips e palha, e também nas categorias de salgadinhos em que atuamos. A meta é nos tornarmos a primeira opção de indústria brasileira nessas categorias, investindo em tecnologia e pessoas. Trouxemos os melhores equipamentos para as nossas fábricas e criamos uma universidade corporativa para mapear, formar e dar oportunidades aos talentos. Vamos abrir, nos próximos dias, um programa de contratação de pessoas 60+. Também cuidamos do meio ambiente. A agenda ESG se consolidou no Brasil, e a empresa que não tiver essa consciência não terá futuro”, sentencia o CEO da Cicopal.
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