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Negócios alternativos oferecem fatia maior de mercado pouco explorado

Os chamados “negócios de nicho” possuem qualidades únicas frente aos modelos mais tradicionais, como uma concorrência menor
Negócios alternativos oferecem fatia maior de mercado pouco explorado
Crédito: Site Adobe Stock

O cenário econômico vive em constante mutação, e a busca por oportunidades que transcendam o convencional está se tornando uma trilha seguida por empreendedores e visionários. Em um mundo onde a inovação dita o ritmo, investir em segmentos alternativos não é apenas um ato de coragem, mas uma estratégia que pode oferecer vantagens consideráveis a longo prazo.

De acordo com o empresário e consultor Erlon Labatut, fundador da Franqueador.com, os chamados “negócios de nicho” possuem qualidades únicas frente aos modelos mais tradicionais, como uma concorrência menor. “Muitos investidores disputam o mesmo território nos setores convencionais. Enquanto isso, os negócios alternativos oferecem uma fatia maior de um mercado pouco explorado”, explica.

Outro ponto importante é o potencial de crescimento. Investir no básico pode trazer retornos estáveis, mas acaba limitando o sucesso futuro, devido ao excesso do mercado. Segmentos diferenciados abrem as portas para novos fluxos de receitas e oportunidades maiores de crescimento, que dificilmente vemos em modelos mais consolidados.

Investir “fora da caixa” não apenas oferece a oportunidade de diversificar os portfólios, mas também permite contribuir para a mudança e a inovação em diferentes setores. No entanto, quando falamos de segmento de nicho, surge uma insegurança frente a rentabilidade e estabilidade do negócio. É aí que entra o modelo de franquia.

“Costumamos dizer que o franchising é o último a entrar e o primeiro a sair das crises, e os números comprovam este fato”, afirma Labatut. Dados publicados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que, desde o auge da pandemia, em 2020, são oito trimestres seguidos de crescimento – mais do que qualquer outro setor da economia.

Somando a característica inovadora dos setores de nicho com a segurança e estabilidade do modelo de franquia, o resultado é um investimento confiável e um retorno garantido. Pensando nisso, seguem cinco alternativas diferenciadas neste oceano de oportunidades:

  1. Foccus Cegonhas – Primeira franquia especializada no transporte de carros e bicicletas do Brasil, a Foccus Cegonhas está presente em cinco estados brasileiros, com um faturamento anual de R$ 2,5 milhões. Com a proposta de ser um “uber de caminhões-cegonhas”, a rede oferece ainda a alternativa de motoristas deste tipo de veículos se cadastrarem em uma plataforma própria, que soma mais de 1.500 usuários cadastrados. Investimento inicial: R$ 50 mil (inclusa taxa de franquia).
  2. SÓ Multas – Criada em 2014, em Minas Gerais, a SÓ Multas surgiu com a proposta de oferecer soluções no trânsito. Com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil, a rede auxilia motorista com infrações de trânsito, processos administrativos e cassação de habilitação. Em 2022, a marca faturou mais de R$ 14 milhões, e se destacou por uma proposta inovadora – a ausência de royalties, o que permite um rápido payback e um lucro acima da média. Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil (inclusa taxa de franquia).
  3. Cuidare – Rede de cuidadores de idosos e pessoas com deficiência, a Cuidare Brasil tem mais de 70 unidades franqueadas em 20 estados, no Distrito Federal e em Portugal. O franqueado fica responsável pela seleção, treinamento, coordenação, supervisão e encaminhamento da sua equipe de cuidadores qualificados (todos com curso de técnico de enfermagem), além de fazer a intermediação entre quem procura o serviço e o profissional especializado. Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil.
  4. Laav – A Laav é uma rede de oficinas de funilaria, pintura e estética automotiva, oferecendo serviços de forma descomplicada e eficiente com ênfase no cuidado ao cliente. Fundada por Rogério Ueta em 2014 em São Paulo, a marca cresceu rapidamente e se tornou franquia no mesmo ano, estabelecendo-se como a maior rede no segmento do país. Atualmente somam 27 unidades em operação e mais 8 em implantação, totalizando 35 unidades. Investimento inicial: a partir de R$ 198 mil.
  5. Ultraeco – A Ultraeco é uma rede de franquias especializada em lavagem ecológica de veículos. A marca usa lavagem a seco, trocando a água pela cera. Criada em 2012, em Campinas (SP), a rede possui 19 unidades espalhadas pelo país, e um faturamento superior a R$ 1 milhão por ano. São três modelos de negócio – categoria bronze, prata e ouro – que se encaixam em diversos orçamentos. Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil.
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