Negócios da Carbig.com cresceram 23%

Na contramão do mercado que sofreu com as incertezas econômicas e políticas, ao aumento das taxas de juros e uma maior restrição do crédito, em 2021, a Carbig.com – braço do Grupo Carbel dedicado ao comércio de seminovos – cresceu 23% no ano de 2022, com alta de 52% no faturamento. Além disso, inaugurou unidades em Belo Horizonte, Uberlândia (Triângulo Mineiro) e saiu das divisas do Estado, abrindo a primeira unidade no estado de São Paulo, na cidade de Santo André, na região do ABC Paulista.
Dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revelaram que, apesar da recuperação registrada em alguns meses e da forte alta em dezembro, o ano de 2022 (10.182.351 unidades) fechou com queda de 10,72% na comercialização de automóveis e comerciais leves usados frente ao ano anterior, onde foram transacionados 11.404.428 unidades.
De acordo com o diretor do Carbig.com, Felipe Pessoa, os bons resultados têm origem em um conjunto de estratégias ousado: aprovações de crédito com as mais baixas taxas de financiamento do mercado; maior avaliação do carro na troca, com preços acima da média; garantia de dois anos, laudo cautelar, diversificação de estoque e recompra garantida.
“O tíquete médio do carro usado subiu muito nos últimos tempos, hoje está na casa dos R$ 80 mil. É muito dinheiro para o consumidor colocar em uma loja que ele não confia. Então, o que mais interessa na hora de escolher onde comprar o seminovo é a confiança e depois a variedade de estoque. Então trabalhamos para atender essa necessidade do cliente. Temos planos subsidiados de financiamento porque contamos com a força do grupo Carbel para conseguir boas taxas nos bancos. Isso nos ajudou muito a captar clientes das classes C e D. Hoje compro carro usado de qualquer valor. Tenho em estoque mais de mil unidades, garantindo que a pessoa vai achar o que ela quer. Também fechamos com a MRV a parceria ‘Sai carro usado, entra apê novo’. Quem está comprando um apartamento pode usar o carro como parte do pagamento vendendo para o Carbig. Fazemos a avaliação em qualquer parte do Brasil e o pagamento vai direto para a MRV, abatendo no valor do imóvel”, explica Pessoa.
O investimento em infraestrutura, estoque, marketing e novas lojas ficou na casa dos R$ 20 milhões em 2022. Para este ano a expectativa é manter o ritmo. Além de expandir a loja da avenida Barão Homem de Melo – no bairro Estoril (região Oeste) – que passa a ocupar um imóvel sozinha, a inauguração da loja no bairro Santa Lúcia (região Centro-Sul), está marcada para as próximas semanas. Ainda estão previstas ao longo do ano mais uma inauguração na Capital e outra no interior do Estado, mas os locais não foram divulgados.
No bairro Santa Lúcia, a nova loja promete modernidade e sofisticação, na avenida Raja Gabaglia, onde funcionava a loja da Audi Center. O investimento de cerca de R$ 7 milhões dará origem a uma área de 1.600 m², com showroom para 70 carros em exposição.
“Tivemos uma aceitação muito boa em Uberlândia e em Santo André e estamos muito animados com essa loja que deve ter um impacto muito grande sobre os nossos resultados. O novo endereço já é bem conhecido do público. O local é estratégico e de fácil acesso em uma das áreas mais nobres da capital mineira”, afirma o diretor do Carbig.com.
Ouça a rádio de Minas