Negócios

Negócios da startup mineira netLex triplicaram em 2020

Negócios da startup mineira netLex triplicaram em 2020
Para Ribeiro, quem não se adaptar vai morrer, porque as outras terão mais um diferencial | Crédito: Divulgação

Quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil, em março do ano passado, tirando vidas e transformando o cotidiano de pessoas e empresas, que em dias ou semanas precisaram se reinventar, a tecnologia surgiu como um importante aliado. No contato pessoal ou profissional ou no fechamento e até estruturação de negócios, o digital serviu como ponto de apoio e até solução para que as atividades pudessem seguir. No ambiente empresarial uma das primeiras lacunas que precisaram de atenção foram os contratos com clientes e fornecedores.

Foi neste contexto que a startup mineira netLex, especializada em automatizar todo o fluxo de criação, negociação, assinatura e gestão de contratos e demais documentos, viu seu negócio triplicar em 2020.

“Uma das primeiras ações da maioria das empresas quando, no ano passado, eclodiu a crise sanitária, foi rever contratos para renegociar com clientes, fornecedores, prestadores de serviço e colaboradores. Na prática e na correria, ninguém achava nada. Foi então que despertaram para os gargalos que uma falta de gestão neste segmento pode ocasionar, incluindo a perda de cerca de 10% das receitas, conforme já revelado por pesquisas“, disse o fundador e CEO do netLex, Flávio Ribeiro.

Segundo ele, pelos mesmos motivos, as expectativas para 2021 também são positivas e a empresa deverá manter o ritmo de crescimento entre duas vezes e meia e três sobre o ano anterior. Para Ribeiro, a pandemia acelerou a transformação das empresas e este é um movimento sem volta.

“Em um primeiro momento, o apelo inicial se voltava para as áreas de vendas e marketing e o back office sempre ficava esquecido. A pandemia trouxe essa aceleração para a parte de trás da operação e a tendência é que as empresas se aprofundem cada vez mais nestas transformações. Quem não se adaptar vai morrer no meio do caminho, porque as outras terão mais um diferencial”, opinou.

Devido à onda, o netLex tem projetos em andamento em países como Colômbia, México e Reino Unido e já possui prospecções em vistas em países como Argentina, Chile, Peru e restante da Europa. A expansão é amparada pela capacidade de adaptação da plataforma, que já está disponível em 13 idiomas. O processo foi natural para a legaltech, que já atendia grandes players de diferentes segmentos no mercado brasileiro, como AB InBev, Localiza, MRV e ArcelorMittal – todos com atuação internacional.

Fundado em 2014, o netLex, com sede nas capitais Belo Horizonte e São Paulo, é uma plataforma especializada na automatização e gestão de documentos. A ferramenta busca a utilização de workflows inteligentes para garantir precisão e qualidade nesses documentos, garantindo assim as informações de maneira automática e estruturada.

Desde o início, a empresa vem expandindo sua atuação com cases de sucesso em grandes empresas e já participou de alguns programas de aceleração, como por exemplo, Seed, Idexo (Totvs), Boostlab (BTG Pactual) e LinkOne (Unimed BH), onde recebeu um prêmio de destaque. Através de investimentos da Canary e Fundação Estudar Alumni Partners, a plataforma mantém uma constante atualização do software, sempre apresentando novas funcionalidades que garantem sua liderança na gestão de contratos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas