Negócios

Negra Rosa passa a compor portfólio da Farmax

Até o fim do ano passado, o mix de produtos Negra Rosa girava em torno de 60 SKUs exclusivos para cabelo e maquiagem
Negra Rosa passa a compor portfólio da Farmax
Crédito: Divulgação/Farmax

Uma empresa nascida na internet, genuína e com uma mulher negra à frente do processo criativo. Assim é a Negra Rosa, marca fundada há mais de sete anos e que agora passa a compor o portfólio da Farmax, uma das maiores indústrias de cosméticos e produtos de higiene pessoal do País. O objetivo é ampliar o acesso, a distribuição, investir em pesquisa além de lançar novas linhas.

Conforme explica a própria fundadora da Negra Rosa, a empreendedora Rosangela Silva, a junção representa uma nova fase em uma trajetória muito bem-sucedida e que colocou no mercado uma das primeiras marcas digitais de beleza negra do País.

Uma incorporação com diferenciais em relação a outras operações deste tipo. Afinal, Rosangela Silva segue como curadora da marca, inclusive mantendo suas colaboradoras na equipe para apoiá-la nessa nova etapa de aceleração junto à Farmax.

“Este é um momento muito especial para a Negra Rosa. Integrar o time Farmax significa nos transformarmos em uma potência muito maior. Passamos a ter uma imensa gama de possibilidades de novos produtos, agregando muito ao trabalho que já desenvolvemos”, comemora.

A fundadora da marca ressalta que, desde a origem, os produtos foram pensados para oferecer um cuidado especial para pessoas negras. Para se ter ideia, a Negra Rosa criou a primeira linha nacional de base de maquiagem totalmente focada na pele negra, além de fórmulas sofisticadas para o cuidado dos cabelos crespos naturais.

“São itens que surgiram para atender uma parcela da população que não era vista e nem compreendida em todas as suas particularidades. Busquei criar algo para mim, para minha família e para minhas amigas. Ao mesmo tempo em que sou a fundadora e criadora, eu consumo os meus produtos”, contextualiza.

Ainda de acordo com ela, um dos principais marcos dessa nova fase será o lançamento de novos produtos. “Estamos trabalhando com muito desejo de fazer acontecer. Tudo aquilo que não era viável produzirmos, pelas dimensões que tínhamos, agora será possível desenvolver. Teremos mais investimento em tecnologia, distribuição, marketing e aposta em novos ativos. Estamos permitindo que a Negra Rosa cresça além dos limites que existiam, realizando o que sonhávamos”, garante.

Nessa trajetória de sucesso, além de empreendedora, Rosangela Silva também se tornou uma importante e reconhecida influenciadora de beleza negra, sendo uma das primeiras Youtubers a produzir conteúdo para esse segmento, desde 2009.

Portfólio

Até o fim do ano passado, o mix de produtos Negra Rosa girava em torno de 60 SKUs exclusivos para cabelo e maquiagem. A comercialização ocorria apenas pela internet, por revendedoras e por alguns lojistas que já enxergavam o potencial da marca. Agora, além do rebranding, somente nesta primeira fase, outros 10 SKUs para skincare já estão em fase adiantada de desenvolvimento. A previsão é de que sejam lançados em abril e em junho já estejam nas gôndolas de todo o País.

A capilaridade será exatamente um dos grandes diferenciais desta nova fase. Além de reforçar o trabalho das revendedoras, que segundo Rosangela Silva continuarão sendo essenciais para o negócio, os produtos serão amplamente distribuídos, uma vez que a Farmax já está presente em 94% das farmácias brasileiras.

Inovação aberta

De acordo com o CEO da Farmax, Ronaldo Ribeiro, a parceria com a Negra Rosa sela um trabalho intenso de inovação aberta, estimulado pelas áreas de marketing, pesquisa e desenvolvimento da companhia. Ele conta que há mais de um ano um time multidisciplinar foi criado na empresa para atuar no desenvolvimento de produtos dedicados a mulheres negras.

“Por meio da Negra Rosa a proposta da Farmax é justamente potencializar o desenvolvimento, a fabricação e a distribuição de produtos dessa natureza. O aumento de escala certamente irá possibilitar um preço de venda mais acessível e maior oferta dos produtos. Um princípio que está diretamente ligado ao propósito do nosso trabalho, que busca permitir o acesso a produtos de qualidade, que promovam cuidados especiais e com preços imbatíveis”, explica.

Em setembro de 2021 a Farmax iniciou um novo ciclo de crescimento acelerado a partir da chegada de um novo sócio controlador, a Vinci Partners, fundo de investimentos de grande relevância nos mercados brasileiro e internacional, focado em histórias e companhias com elevado potencial, como é o caso da Negra Rosa.

Trajetória

Com o princípio de levar cuidado, bem-estar e beleza para todas as pessoas, a Farmax é uma das maiores indústrias de cosméticos e produtos de higiene pessoal do País. Prestes a completar 43 anos de história, quase mil colaboradores diretos e um parque industrial de 60 mil metros quadrados – localizado em Divinópolis (Centro-Oeste de Minas) – a companhia já possui outras 10 marcas que concentram mais de 450 produtos nas linhas cosmética e farmacêutica.

A meta é triplicar o tamanho da companhia, até 2026, alcançando a marca de R$ 1 bilhão de receita líquida. Para isso, a estratégia inclui crescimento orgânico, investimento em pesquisa e desenvolvimento, além de M&As.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas