Com investimento de R$ 28 mi, Neocenter pretende inaugurar Instituto Materno Infantil em Divinópolis

O Grupo Neocenter S.A e médicos da região Centro-Oeste de Minas Gerais, acabam de firmar uma parceria para o desenvolvimento e operação do Instituto Materno Infantil de Divinópolis. Para erguer o hospital, a parceria prevê investimentos iniciais de até R$ 28 milhões, conforme explica o diretor-presidente da companhia e médico cirurgião pediátrico, Wagner Neder Issa.
“Recebemos da prefeitura a doação de dois lotes, e o poder Executivo municipal está muito empenhado na realização desse projeto. Agora, entramos em uma fase burocrática junto à Secretaria de Saúde, na qual precisamos cumprir todos os requisitos. Enquanto isso, vamos transmitindo para Divinópolis nossa conduta e maneira de agir”, diz.
Segundo o diretor-presidente, os terrenos estão situados próximos à sede da prefeitura da cidade, com localização que permite o fácil acesso da população.
“Com a doação, nos comprometemos a iniciar as operações em até dois anos. E, como muitos sabem, a cidade é um local que possui universidades e faculdades de medicina, o que abrirá portas para profissionais, acadêmicos e possíveis residentes”, informa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Wagner Issa disse, ainda, que a chegada da Neocenter S.A na região vai contribuir para que os serviços no segmento de saúde materno-infantil sejam ampliados na cidade.

“Vamos para Divinópolis não para sermos concorrentes, mas para sermos colaboradores, buscando agregar valor e transformar experiências. Isso proporcionará mais segurança e mais leitos, já que as unidades, muitas vezes, enfrentam a falta de médicos”, evidencia.
Hospital será referência para a medicina intensiva pediátrica e neonatal no Centro-Oeste mineiro
A maternidade tardia, por sua vez, vem se tornando cada vez mais comum no Brasil. O desejo de ter filhos somente após os 40 anos aumentou 65,7% em 12 anos, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) baseada nos dados do Censo Demográfico de 2022. O número de mulheres que engravidam entre os 30 e 39 anos também cresceu 19,7%.
“Diante da realidade de mulheres que estão tendo filhos com idade um pouco mais avançada, assim como outras questões, como a gravidez in vitro, teremos mais oferta de obstetras, pediatras e neonatologistas em Divinópolis. Então, para a cidade, vamos levar tecnologias e a nossa experiência de 33 anos prestando esse serviço de alta qualidade”, pontua o médico.
Até o momento, o Grupo Neocenter S.A prevê para Divinópolis um complexo com 20 leitos de maternidade, e mais:
- Centro de Terapia Intensivo (CTI) dividido em dois neonatos, que totalizam em 20 leitos;
- 10 leitos para um centro de referência para gravidez de alto risco;
- bloco cirúrgico com 3 salas para o atendimento de cirurgias neonatais e eventuais cesarianas;
- consultórios médicos.

Experiência Neocenter
Em pouco mais de três décadas, a rede hospitalar acumula a expertise da pediatria do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, e do desenvolvimento da maternidade do Hospital Vila da Serra, em Nova Lima. Ainda na Capital, há o Centro Neonatal, administrado e gerido pela companhia.
A atividade hospitalar do Grupo Neocenter abrange pouco mais de 700 postos de trabalho diretos somente na capital mineira. Já com a expansão para Divinópolis, esse número deve ser incrementado em mais 400 vagas direitas a serem geradas no município.
“Divinópolis é uma região que tem uma economia pujante e congrega entre 60 e 70 cidades que drenam a região. Isso faz uma população em torno de 1,2 milhão de pessoas. É uma população grande para a estrutura hospitalar existente. A cidade tem uma estrutura bastante boa e médicos excelentes, mas nesta questão de materno-infantil, não”, conclui Issa.
Ouça a rádio de Minas