Nestlé vai ampliar capacidade da fábrica da Nescafé Dolce Gusto de Montes Claros

A Nestlé anunciou um novo aporte de R$ 500 milhões destinado aos negócios de café. Com isso, o novo ciclo de investimentos no País no segmento totalizará R$ 1,5 bilhão entre 2024 e 2028. Os recursos contemplarão frentes estratégicas para fortalecer a atuação da companhia no mercado. Parte do investimento será direcionada a Minas Gerais, com foco na ampliação da capacidade produtiva da fábrica de Nescafé Dolce Gusto em Montes Claros, no Norte do Estado. Atualmente, a unidade tem capacidade instalada de 1 bilhão de cápsulas por ano.
Sem detalhar o montante destinado à unidade de Montes Claros, a diretora executiva de Cafés da Nestlé, Valéria Pardal, informou, em nota, que o novo ciclo de aporte é voltado para frentes estratégicas de crescimento, inovação e sustentabilidade no segmento de cafés. O ciclo já foi iniciado e será executado até 2028.
Segundo Valéria Pardal, a fábrica de Nescafé Dolce Gusto é estratégica para o crescimento da Nestlé no mercado de cafés. A unidade mineira conta com tecnologia que permite o desenvolvimento ágil de novos sabores e combinações. Desde 2020, a planta desenvolve 100% dos seus produtos e, atualmente, lança um novo item a cada 45 dias no Brasil, acumulando um portfólio com mais de 50 sabores.
O investimento será destinado à ampliação da produção até 2028, além de ações voltadas à inovação, com foco em expandir a capacidade produtiva além de 1 bilhão de cápsulas.
“A decisão de investir na expansão está diretamente relacionada ao crescimento do mercado de cafés no Brasil – um dos maiores consumidores globais da bebida -, à demanda por inovação e personalização por parte do consumidor e ao fortalecimento do papel estratégico do País nas operações globais da Nestlé. A fábrica de Montes Claros, com sua capacidade de desenvolver localmente novos sabores, tem papel central nesse movimento de resposta ágil às tendências e preferências dos brasileiros”, afirmou Valéria Pardal.
Além de atender ao mercado interno, a produção da Nescafé Dolce Gusto em Montes Claros também é exportada para países da América Latina.
No Brasil, os investimentos da Nestlé também incluem a ampliação e modernização do parque de máquinas – o maior da companhia no mundo. Atualmente, são mais de 26.500 unidades instaladas em padarias, escritórios, cafeterias e lojas de conveniência em todo o País.
A meta é ampliar esse parque em 30% até 2026, com novos modelos de negócio e investimentos em equipamentos e tecnologia para liderar o mercado out of home (OOH).
A proposta é oferecer experiências cada vez mais personalizadas e de qualidade em padarias, cafeterias, escritórios e lojas de conveniência em todo o País. Atualmente, as máquinas da Nestlé Professional servem cerca de 700 mil xícaras por dia fora do lar. Com a expansão prevista, a empresa projeta ultrapassar 250 milhões de doses por ano.
Ouça a rádio de Minas