Nexa inaugura centro de monitoramento de barragens em tempo real

A Nexa Resources acaba de inaugurar o Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) na unidade de Três Marias, região Central de Minas Gerais. O novo espaço reforça o compromisso da empresa com a gestão responsável de suas estruturas, integrando tecnologia avançada e equipe especializada para o acompanhamento contínuo das condições geotécnicas.
O acompanhamento passa a ser realizado de forma on-line em tempo real. Além do monitoramento 24×7, os técnicos responsáveis poderão visualizar, de dentro da sala de controle, qualquer eventual variação captada pelos sensores e, a partir das análises das informações recebidas, seguir com a verificação in loco.
O novo centro será abastecido por informações captadas por instrumentos sensorizados conectados em três vias de comunicação: cabo de fibra ótica, satélite, 4G e rádio, garantindo a redundância da comunicação, possibilitando uma ação rápida em qualquer eventualidade detectada pelo sistema. A implementação do centro visa ampliar a segurança das operações da Nexa por meio de monitoramento contínuo, além de desempenhar um papel estratégico na capacitação das equipes internas e no aprimoramento dos planos de contingência da empresa.
O compromisso da Nexa com a segurança e a sustentabilidade está no centro de suas operações e o CMG atende não apenas às normativas da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), mas também contribui para elevar o padrão da gestão geotécnica. “Ao utilizar tecnologia de ponta e uma equipe altamente especializada para garantir mais confiabilidade e transparência na gestão de riscos, alinhamo-nos às melhores práticas do mercado e reforçando a cultura de prevenção e mitigação de riscos,” afirma o gerente-geral da Nexa em Três Marias, Paulo Nogueira.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O CGM conta com sensores de alta precisão e sistemas automatizados de aquisição de dados, como tiltímetros, pluviômetro digital, sensores de níveis, câmeras Full HD, piezômetros e indicadores de nível automatizados, interligados a uma sala de controle com técnicos especializados para análise em tempo real. “O monitoramento nos permite uma resposta ágil a qualquer variação nas condições dos ativos monitorados,” informa o coordenador de Segurança de Barragens na unidade, Wilian Alencar Rosa.
No momento, o CMG de Três Marias monitora as áreas do Dique de Segurança e Oeste I, mas gradualmente será implantado em todas as estruturas geotécnicas da unidade. Além de ser mais um instrumento para manter elevados os níveis de segurança da empresa, o centro também atende às normas atuais da Feam, garantindo maior transparência e confiabilidade na gestão de riscos.
Ouça a rádio de Minas