Nike, Coca-Cola e Adidas são as marcas mais lembradas durante as Olimpíadas

As marcas que se associam às Olimpíadas inspiram uma percepção positiva na maioria dos brasileiros. Ou pelo menos, para 60% dos entrevistados no levantamento da agência de inteligência em dados, mídias e pesquisa de comportamento Ponto Map, em parceria com a plataforma de monitoramento de redes sociais V-Tracker.
Nesta lista, a Nike lidera com 18% entre as marcas mais lembradas pelos brasileiros, seguida da Coca-Cola, com 12%, e da Adidas, com 10%.
Em seguida, aparecem fabricantes de eletrônicos e instituições financeiras, com marcas como Samsung, Olympikus, Visa, Banco do Brasil, Itaú, Toyota e Vivo destacando-se entre as dez mais associadas ao evento.
A pesquisa ainda mostra que o maior interesse e engajamento com os patrocinadores dos Jogos Olímpicos vem da geração Z, ou seja, das pessoas que nasceram entre 1997 e 2010, e que completam entre 12 e 27 anos em 2024. Enquanto os mais jovens estão interessados em interagir com as marcas, este interesse diminui conforme aumenta a idade dos entrevistados.
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Já 43% das pessoas ouvidas mostraram interesse em saber quais marcas estão patrocinando o evento. Além disso, o patrocínio à competição, segundo a pesquisa, gera o desejo de consumo, pois influencia a decisão de compra de pelo menos 58% dos consumidores ouvidos.
Por outro lado, 25% dos respondentes consideram que as marcas patrocinadoras não devem ser o foco principal do evento, e 15% acreditam, inclusive, que a publicidade pode atrapalhar a apreciação das competições.
Os dados indicam que o maior interesse pelos Jogos Olímpicos está concentrando nas seguintes audiências:
- classes A (75%) e B (68%), com a geração Z apresentando o maior nível de engajamento;
- classes C (24%), e D e E (33%), em que a percepção de que as marcas não devem ser o centro das atenções é mais acentuada.
Patrocinadores influenciam na decisão de compra
Em relação à influência das marcas na decisão de compra, 63% dos entrevistados afirmaram que elas exercem impacto sobre suas escolhas. Além disso, 26% consideram que o patrocínio dos Jogos Olímpicos tem um impacto significativo nas decisões de compra. A pesquisa ainda aponta que 16% acreditam que o patrocínio incentiva a experimentação de novos produtos ou serviços, enquanto 13% veem uma maior confiabilidade nas marcas associadas aos Jogos.
O estudo também revela que 94% dos entrevistados acreditam que as marcas deveriam investir em infraestrutura na área dos esportes, assim como outras necessidades, como:
- a implantação de equipamentos esportivos em escolas públicas (42%);
- o financiamento de estudos e treinos (30%);
- a adoção de atletas (13%).
A fundadora da Ponto MAP, Marília Stabile, afirma que “a pesquisa mostra não só a importância dos patrocinadores para a realização dos Jogos Olímpicos, como a influência que as marcas exercem na decisão de compra dos consumidores, e vai além, ao mostrar que elas também inspiram diversos públicos para quem o esporte é uma forma de expressão cultural e de identidade”.
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O levantamento também aponta que 24% dos entrevistados buscam mais informações sobre marcas ou produtos que não conheciam antes dos jogos, embora 18% afirmem que não assistem ou não percebem influência das Olimpíadas em suas decisões de compra. Para 3% dos brasileiros ouvidos, o patrocínio aos Jogos Olímpicos influencia na aquisição de produtos exclusivamente relacionados ao evento, como souvenirs e vestuário.
Algumas marcas se destacam mais nas Olimpíadas
Ao detalhar por categorias de marcas, a pesquisa mostra que no setor de bebidas, a Coca-Cola representa a lembrança de 80% entre os entrevistados, enquanto o guaraná Antarctica e a Ambev têm 3% cada, e a Brahma, 2%. Já na categoria de roupas e equipamentos esportivos, a Nike lidera com 49% de lembrança, seguida pela Adidas com 31%, Olympikus com 15% e Puma com 4%.
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