Negócios

Nova diretoria do Sinduscon-MG toma posse hoje

Nova diretoria do Sinduscon-MG toma posse hoje
Crédito: Frank Boston

Criado para fomentar o desenvolvimento da indústria da construção civil, por meio de iniciativas que promovam a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade das empresas que atuam no segmento, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) foi fundado em dezembro de 1936 e é um dos pioneiros do setor em todo o País.

Atualmente a entidade representa mais de 9 mil empresas do setor em Minas Gerais, abrangendo cerca de 500 municípios.

De acordo com o presidente do Sinduscon-MG, Renato Ferreira Machado Michel, ao longo dessas oito décadas, o Sinduscon-MG se modernizou e vem colocando em prática importantes projetos e ações que beneficiam toda a cadeia da construção em Minas Gerais.

“O Sinduscon-MG foi uma das primeiras entidades do setor no Brasil e serviu de modelo para muitos outros. Os desafios foram mudando ao longo dos anos. O mais importante é falar dessa união dos empresários do setor. São pessoas que trabalham voluntariamente, deixando suas empresas e famílias para se dedicar aos interesses do setor e da cidade como um todo. Nesse momento que ainda estamos vivendo da pandemia, a construção civil deu um show. Através da interação com o poder público conseguimos seguir trabalhando, com baixíssimo índice de contaminação por coronavírus. Chegamos a soluções que permitiram o trabalho continuar com responsabilidade. Não ter parado foi muito importante para a economia da cidade e do País, gerando um número de vagas positivo. Nossos colaboradores continuaram recebendo e não recorreram aos auxílios dos governos, ajudando também a economizar e no investimento desses recursos em outros setores”, explica Michel.

O setor de construção civil é um dos mais importantes da economia brasileira e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, possuía mais de 125 mil empresas ativas em todo o território nacional. São 49.597 empreendimentos de construção de edifícios, 13.029 de obras de infraestrutura e 62.441 de serviços especializados para a construção.

Em Minas Gerais, o setor, nos últimos 12 meses encerrados em julho de 2021, gerou 52.477 novas vagas de trabalho com carteira assinada, conforme informações do Ministério do Trabalho.

“Para cada real investido na construção civil, geramos 2,46 reais. Depois das chaves entregues, geramos mais 36% do seu valor em demandas para outros setores. Durante a pandemia o ritmo das transformações se tornou ainda mais intenso. Cada vez mais nos aproximamos de uma linha de montagem preocupada com a responsabilidade ambiental, valorizando os sistemas construtivos que geram menos resíduos. Temos as paredes de concreto que eliminou tijolos nas construções populares. Agora temos o aço que já chega cortado e dobrado do tamanho certo, sem geração de resíduos. Escoramentos e formas de madeira substituídos por metal. Toda essa inovação exige uma mão de obra mais qualificada. Temos uma parceria importante com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para oferecer treinamentos. Assim o nosso profissional tem um ganho maior e mais qualidade de vida”.

Ainda no sentido da melhoria das condições de trabalho e de vida dos colaboradores do setor, o presidente do Sinduscon-MG se orgulha da criação do Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), no início da década de 1990. O objetivo é cuidar da saúde e do bem-estar dos trabalhadores, prestando assistência social e na área de segurança do trabalho.

“Trabalhamos sempre com muita atenção à nossa mão de obra. Uma das maiores realizações do Sinduscon foi a criação do Seconci. Já foram mais de dois milhões de atendimentos até hoje, desonerando o sistema público de saúde. Atuamos também na segurança do trabalho, oferecendo treinamento para os funcionários”, enumera o dirigente.

Comemoração

Hoje à noite toma posse a nova diretoria do Sinduscon-MG. O mandato é de três anos. E, como parte das comemorações de 85 anos, será entregue a Medalha Paulo Simião à Reta Engenharia. Paulo Simião foi presidente do Sinduscon-MG na década de 1980 e também presidente da Câmara Brasileira da Construção Civil por mais de 10 anos.

“Essa é a maior homenagem no nosso setor. A empresa é escolhida em votação aberta, sem candidaturas pelos associados. É um momento muito especial que acontece nas trocas de diretoria. Começamos agora um novo tempo de grandes transformações, em que a busca pela inovação é fundamental e contínua. O desafio muda, mas a defesa do setor e dos nossos funcionários está na base do Sinduscon-MG. Costumo dizer que o futuro é da construção. Estamos em um país em que tudo está por construir. As cidades precisam ser mais funcionais, baratas e amigáveis. Ninguém sabe como elas serão amanhã, mas seja como for, serão construídas pelo setor da construção”, completa o presidente do Sinduscon-MG.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas