WO Experience Center aposta em ambientes compartilhados

Com investimentos de R$ 40 milhões, o WO Experience Center, complexo multifuncional construído no Buritis, região Oeste de Belo Horizonte, já está em operação. Seguindo uma tendência mundial de espaços integrados que valorizem a simplificação e a oferta de inúmeros serviços em um só lugar, o empreendimento conta ainda com ambientes compartilhados em vistas de racionalizar a área e proporcionar o uso inteligente do espaço.
Quem explica é um dos sócios do empreendimento, Isaías Rodrigues. Segundo ele, o início das operações ocorreu em meio à pandemia, momento em que medidas de distanciamento social e locais arejados estão entre as recomendações das autoridades sanitárias mundiais como forma de amenizar a propagação da Covid-19.
“O prédio é muito próprio para a situação atual, já que conta com conforto térmico e ventilação adequada. O que proporciona isso é o pé direito mais alto, que foi projetado justamente para aproveitar a circulação de ar da região e permite que a corrente de ar passe pelos vãos. Assim, quase não temos paredes e há ar condicionado em menos de 20% das instalações”, detalhou.
Concebido com o DNA da sustentabilidade e prezando sempre pelo reaproveitamento não apenas de tempo, mas também de materiais e energia, o empreendimento está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Há reaproveitamento da água da chuva, reciclagem de resíduos gerados na construção, piso em concreto aparente, recomposição da mata nativa, utilização de luz e ventilação naturais na maior parte do empreendimento.
“Decidimos criar e obter eficiência energética, contamos com paredes translúcidas e muitas aberturas que asseguram iluminação natural, além de ventilação cruzada em todo o prédio, refrescando o ambiente e diminuindo o consumo de energia”, explicou.
O mix de atividades complementares também é focado em negócios com propostas sustentáveis. Tudo disposto em seis andares e mais de 11 mil metros quadrados de área construída em um novo conceito: Centro de Experiências, com estações de trabalho e escritório compartilhados e flexíveis únicos.

O prédio é próprio para a situação atual, já que conta com conforto térmico e ventilação adequada | Crédito: Divulgação/WO Experience Center
Expansão – Apenas para coworking, estão destinados 5 mil metros quadrados, o que lhe permite o título de um dos maiores do tipo no Brasil. E, aberto ao público no primeiro semestre, acaba de anunciar um investimento de R$ 5 milhões na expansão no espaço de trabalho compartilhado.
Hoje há um andar de 2,4 mil metros quadrados e o empreendimento vai passar a contar com mais de 4 mil metros quadrados com o novo pavimento. Conforme o executivo, a expansão está diretamente relacionada à demanda de clientes e também à mudança de comportamento das pessoas e empresas, que, cada vez mais, têm procurado por espaços amplos, com ventilação natural e colaborativos tanto para trabalhar quanto para se divertir.
“Apenas no primeiro piso coletivo são em torno de 250 pessoas. Vamos ter mais um piso com essa quantidade, o que nos permitirá um fluxo de 500 pessoas girando por nossas estações de trabalho diariamente”, revelou.
O executivo ressaltou ainda a possibilidade de entrada em todos os pisos diretamente pelo nível da rua. O projeto prevê também a capacidade de flexibilização das salas, que podem ser adaptadas às necessidades de quem aluga.
Além disso, conforme Rodrigues, o WO oferece experiências únicas de gastronomia, atividades de beleza, saúde e bem-estar, espaços para trabalho (colaborativo e privativo), além de lojas de conveniência para consumo alinhadas com as necessidades no bairro e estacionamento para 220 veículos.
As empresas que ali se instalam podem compartilhar internet, ferramentas, secretária, cozinha, manutenção, limpeza etc. Também é possível dividir espaços e experiências de trabalho por meio do networking, business point e inovação contínua.
E a novidade mais recente está no espaço gastronômico. Ao todo, serão dez operações entre opções saudáveis, internacionais, fastfood e contemporâneas. Entre as marcas já confirmadas estão Parrilla, Delícias de Minas, Horta 31 e Pizza Sur.
Ouça a rádio de Minas