Negócios

Novelis reforça circularidade do alumínio

No ano passado, a empresa reciclou cerca de 20 bilhões de latinhas pós-consumo
Novelis reforça circularidade do alumínio
Empresa celebra marco de 20 bilhões de latas recicladas | Foto: Divulgação Novelis

A Novelis, líder mundial em laminação e reciclagem de alumínio, desempenhou papel essencial na promoção da circularidade do metal no Brasil. Em 2024, a empresa reciclou cerca de 20 bilhões de latinhas pós-consumo, provenientes do mercado nacional, o que equivale a aproximadamente 60% do total recuperado no País. Esse desempenho expressivo contribuiu diretamente para o alcance do notável índice nacional de reciclagem de latas de alumínio para bebidas do último ano, que chegou a 97,3%, colocando o Brasil, pelo 16º ano consecutivo, entre os líderes globais no reaproveitamento desse material, de acordo com a Recicla Latas.

Com a economia circular do alumínio como modelo de negócio, só em 2024, a Novelis evitou a emissão de cerca de 6 milhões de toneladas de CO₂, incluindo a reciclagem de aproximadamente 50 mil toneladas de outros tipos de sucata do metal. Além disso, a atividade proporciona uma economia de energia de 95% em comparação com a produção a partir do alumínio primário e contribui diretamente com as metas de descarbonização do governo brasileiro e os compromissos voltados às mudanças climáticas.

Esses feitos têm impacto direto nas agendas ambientais e sociais que estão em evidência no ano em que o Brasil sedia a COP30. Além disso, reforçam a posição de liderança da companhia no fornecimento de soluções de alumínio de alta circularidade, com elevado conteúdo reciclado e a menor pegada de carbono do mercado para diferentes setores.

“A Novelis se orgulha de, há 16 anos consecutivos, contribuir ativamente para que o Brasil mantenha um dos maiores índices nacionais de reciclagem de latas de alumínio para bebidas do mundo. Em 2024, nossa atuação foi determinante para que o País alcançasse a marca de 97,3%, sendo que reciclamos cerca de 60% desse total – aproximadamente 20 bilhões de latinhas provenientes do mercado nacional, que retornaram ao nosso processo industrial. Esse resultado reforça o compromisso da Novelis em reinserir a embalagem pós-consumo na cadeia produtiva, impulsionando a circularidade e consolidando o alumínio como exemplo de economia circular em nível mundial”, destaca o vice-presidente de Metal da Novelis América do Sul, Alfredo Veiga.

O sucesso contínuo do Brasil nesta área demonstra a robustez e eficiência da cadeia produtiva, mesmo diante de desafios como o crescimento das exportações de sucata, que representam um obstáculo adicional para a circularidade do alumínio em território nacional. “Para que o alumínio continue sendo um case de sucesso em economia circular, é fundamental adotar políticas que priorizem sua reinserção na indústria brasileira, fortalecendo a geração de emprego, renda e benefícios ambientais”, complementa o executivo da Novelis.

Com sua fábrica de chapas em Pindamonhangaba (SP), considerada o maior Complexo Integrado de Laminação e Reciclagem de Alumínio do mundo, a Novelis possui capacidade anual de reciclagem de 500 mil toneladas e capacidade de laminação de 720 mil toneladas por ano, devendo chegar a 750 mil toneladas com os investimentos em andamento. Esses avanços consolidam o compromisso da companhia com a inovação e a sustentabilidade, além de ampliar ainda mais o papel do Brasil como referência internacional em circularidade do alumínio.

Além dos investimentos industriais, recentemente a Novelis também lançou o Programa de Inovação Aberta Novelis+, em parceria com o PIT – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos. A iniciativa tem como objetivo identificar e apoiar soluções inovadoras desenvolvidas por startups, institutos de pesquisa e pequenas empresas para desafios estratégicos ligados ao mercado de reciclagem de alumínio no Brasil. Nesta primeira edição, o programa foca em desafios específicos do mercado de sucata de latas no País.

“Acreditamos que a colaboração com o ecossistema de inovação é fundamental para antecipar tendências e acelerar soluções de alto impacto para toda a cadeia de reciclagem do alumínio, sendo parte da nossa missão com a circularidade e a sustentabilidade no Brasil”, finaliza Veiga.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas