Novo Café-Bar no Sesc Palladium forma profissionais em gastronomia

Criado em um dos equipamentos culturais mais importantes de Belo Horizonte, o Café-Bar Escola do Senac no Sesc Palladium, no hipercentro, pretende, além de funcionar como uma cafeteria aberta ao público, ser um centro de formação de profissionais em gastronomia no Estado.
O investimento de cerca de R$ 2 milhões deu origem a uma moderna cozinha aberta, onde serão ministradas as aulas e o público poderá acompanhar a produção no dia a dia.
De acordo com o diretor de Hospitalidade e Gastronomia do Senac em Minas, Edson Puiati, a iniciativa é fruto da implementação do projeto empresa pedagógica em gastronomia, que tem o objetivo de formar e capacitar profissionais de serviços na área de alimentos e bebidas com foco no bom atendimento no Hipercentro de Belo Horizonte.
“O nosso principal propósito é proporcionar aos alunos uma vivência real com clientes reais. Onde, sob a orientação de profissionais qualificados, eles terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de uma maneira mais prática e imersiva”, explica Puiati.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O Café-Bar vai funcionar de terça a sábado, das 9h às 21 horas. A expectativa é também receber eventos e promover degustações temáticas. O investimento gera 12 empregos diretos.
A cafeteria será comandada pelo barista e instrutor do Senac, Osnei Cesarino, e os drinques pelo mixologista e instrutor Victor Quaranta. No cardápio, a preferência é por insumos, produtos e técnicas gastronômicas mineiras, fomentando um dos mercados que mais crescem na cidade e no mundo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes à pesquisa de 2020, o café é o alimento mais consumido por cerca de 78% dos brasileiros. Os dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) vão ainda mais a fundo, mostrando que, nos últimos 20 anos, o crescimento do consumo da bebida foi de 37%. E no mercado consumidor, o Brasil ocupa a segunda posição ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O Brasil tem 35 regiões produtoras de café. Ainda segundo a Abic, o País possui cerca de 3,5 mil cafeterias.
“Um café-bar exige muita criatividade, conhecimento e técnica. E, acima de tudo, tem muita tecnologia embarcada nisso hoje. Então, se aliarmos isso à educação, à formação – a gente sabe que Belo Horizonte tem muitas cafeterias que sofrem demais com a questão da mão de obra – vamos prestar um serviço importante para a cidade do ponto de vista econômico e social. O Café-Bar tem a missão de honrar e contribuir com o reconhecimento que nos foi dado pela ONU de Cidade Criativas pela Gastronomia. Belo Horizonte merece”.
As inscrições para os cursos de barista e bartender já estão abertas. Os interessados devem acessar o site do Senac, ou entrar em contato pelo telefone 0800 724 44 40 ou pelo WhatsApp 31 3057-8600.

“Não estamos apenas formando futuros profissionais, mas preparando-os para o mercado de trabalho com uma estrutura moderna e equipamentos de última geração alinhados às necessidades do setor. Nosso café, por exemplo, conta com uma máquina de café expresso de tecnologia avançada. Ela é equipada com o sistema SYNC e esse sistema de comunicação entre a balança do moedor e as balanças da máquina de café expresso, sempre buscando a perfeição. No setor de mixologia do Café-Bar, os alunos também têm à disposição um moderno sistema de carbonatação, incluindo os inovadores Drinks One Tape, conceito que será abordado no curso avançado de mixologia e aqui eles estarão aptos para criar drinks modernos alinhados com as melhores práticas da coquetelaria mundial”, destaca o diretor de Hospitalidade e Gastronomia do Senac em Minas.



Ouça a rádio de Minas