Negócios

Novo normal impulsiona expansão do setor de e-commerce

Novo normal impulsiona expansão do setor de e-commerce
Pinheiro: País passa pelo seu maior processo de digitalização | Crédito: Rafaela Campos

De acordo com projeções feitas pela consultoria global de gestão estratégica Kearney, os hábitos de consumo adquiridos durante o isolamento social, causado pela pandemia de Covid-19, impulsionarão o crescimento do e-commerce brasileiro em um ritmo médio de aproximadamente 17% ao ano até 2024. No acumulado deste período, as lojas virtuais brasileiras deverão faturar R$ 69 bilhões a mais do que o esperado antes da pandemia.

Ney Pinheiro, diretor da Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital (Atid) e também sócio da empresa de certificação digital Qualitycert, sediada em Belo Horizonte, explica que para cada novo serviço de e-commerce formalizado no País, um novo certificado digital é emitido. “É ele que reconhece a identidade das pessoas e empresas para garantir segurança nas transações virtuais”, relata o sócio. “Desde o início da pandemia, no mês de março, emitimos 30% de certificados a mais que o mesmo período do ano passado” afirma o empresário.

“O Brasil passa hoje pelo seu maior processo de digitalização e as pessoas estão preparadas para isso. A qualidade da internet evoluiu muito nos últimos anos e, com o isolamento social, muita gente se familiarizou, por exemplo, com o uso da webcam, com as compras on-line e com o delivery”, explica Pinheiro. “Estamos retornando do isolamento social para um mundo muito mais digital”, finaliza Pinheiro.

Criada há 4 anos, a Qualitycert conta atualmente com 15 unidades em Minas Gerais. A empresa é integrante do grupo Qualitycert, que atua no mercado nacional de certificação digital e já atendeu mais de 300 mil clientes em todo País.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas