Rede Lius Agostinianos lança novo negócio na área da educação

Para acompanhar o ritmo do setor educacional, a Rede Lius Agostinianos, mantida pelos freis agostinianos da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil, responsável pelo colégio Santo Agostinho, se prepara para a evolução do setor e acaba de lançar um novo negócio, dentro da área de educação. É o CriAtiv, programa que tem como propósito promover uma educação que prepara as novas gerações para a sociedade do século XXI.
“É um programa complementar ao processo formativo regular, livre e com uma abordagem metodológica diferenciada, que coloca o aluno como o centro do processo de construção de aprendizagem”, diz o diretor geral da Rede Lius Agostinianos, Márcio Horta.
Ele explica que o curso é uma atividade oferecida para alunos do 5º a 9º do Ensino Fundamental de qualquer escola. Na contramão da tendência de escolas tradicionais que estão sendo vendidas para grandes grupos educacionais, o projeto vem consolidar todo o processo de adaptação e evolução do momento educacional que o curso livre acompanhou.
“Os religiosos anteviram que eles precisavam se preparar para este momento e muito se trabalhou e tem trabalhado no processo de desenvolvimento da gestão, da governança e da profissionalização. Exatamente entendendo que precisaríamos estar fortalecidos e preparados para enfrentar a nova dinâmica do setor”, comenta Horta.
Ele ressalta que o novo modelo de negócio anuncia para a sociedade mineira e a comunidade escolar que a Rede Lius Agostinianos “está firme e defendendo seu carisma de louvar a boa nova da educação agostiniana”.

Diferente de uma aula tradicional, o curso dá a oportunidade às crianças ao desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, da resolução de problemas relevantes de média e alta complexidades, de valores éticos e de competências como a colaboração, a comunicação e o autoconhecimento.
O programa está organizado em três dimensões: autonomia, experiência e expansão. “É uma abordagem sustentada em análise e solução de problemas, com aprendizagem colaborativa e um conjunto de metodologias que farão com que as crianças busquem soluções para problemas reais demandados pelo mentor”, comenta Horta.
O CriAtiv é o primeiro programa implementado pela Rede Lius Agostinianos dentro do projeto de expansão de atuação que busca oferecer soluções educacionais atuais, inovadoras e centradas no educando. As primeiras turmas começaram neste mês e são oferecidas semestralmente.
“São duas aulas e oito horas semanais que seguem as metodologias ativas: como a aprendizagem colaborativa, o design thinking, a cultura maker e a educação STEM, sigla em inglês usada para denominar as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. É um curso que proporciona muita vivência e muita prática”, diz o diretor.
Inscrições abertas
As aulas são realizadas na Casa Rede Lius, situada à rua Josafá Belo, 100, no bairro Cidade Jardim. As matrículas para o CriAtiv ainda estão abertas e as inscrições podem ser feitas virtualmente pelo site da Rede.

Ouça a rádio de Minas