Novo mall no Belvedere ganha nome e investimento maior; conheça o Botânico Shopping

O projeto de um shopping de luxo no Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, que já está em fase final de obras, ganhou nova identidade e agora se chama Botânico Shopping. A inauguração está prevista para março de 2025.
Inicialmente chamado de NS Mall em referência à incorporadora à frente do empreendimento, a construção teve investimento inicialmente previsto em R$ 100 milhões que foi ampliado, chegando ao montante final de R$ 120 milhões.
Segundo o diretor-presidente da NS Participações e Investimentos, Emílio Brandi, as intervenções compreendem a instalação de projetos de automação e inovação tecnológica em iluminação, acessibilidade, conexão de Wi-Fi e geradores, além da ampliação do projeto arquitetônico.
“Fizemos ampliações no projeto com a contratação de arquitetos de interiores para fazer com que o Botânico Shopping seja mais afetivo, com a proposta de deixá-lo aconchegante e mais parecido com uma casa”, diz.
Ele acrescenta: “Aqui, nós temos três níveis de lojas amplas e de corretores amplos que passaram por obras. Tivemos que remover todo o gesso do teto para colocar um forro feito com madeira. Ou seja, tudo foi feito com alta qualidade, pois estamos mais interessados em trazer a sensação de mais conforto do que preocupados com o espaço da ABL [área bruta locável]”, garante Brandi.
O empresário também pontua que dentro da proposta de ampliação, foram realizadas novas negociações de lojas a fim de atender os pedidos dos moradores próximos ao futuro shopping center.
“Foi feita uma pesquisa qualitativa e quantitativa com os moradores e eles pediram sacolão, padaria, gelateria, espaço para crianças, ótica, academia e restaurante de comida saudável. Selecionamos marcas exclusivas do mercado para atender os pedidos”, ressalta.
Novas instalações previstas
A The Beat Club, autointitulada a primeira academia sete estrelas do Brasil, é uma das apostas do empreendimento no Belvedere, sendo a única da grife fitness instalada em Minas Gerais.
“Estamos prevendo, em dias comuns, a circulação média de 5 mil pessoas após a abertura, com o potencial de receber um maior público aos fins de semana e feriados. A nossa expectativa é que a chegada da academia resulte também em aumento de público”, diz Emílio Brandi.
Além dela, pelo menos mais sete novas marcas de luxo foram incluídas no rol de serviços do Botânico Shopping:
- Lauf (moda fitness);
- Zeiss (ótica alemã);
- Decopa (moda para o lar);
- Camila Hermeto (semijoias de design);
- Auá (moda feminina);
- Premiere (estúdio de beleza);
- e Farinharia (pizzaria).

Outras marcas que já foram negociadas:
- Rede Hortisul (restaurante de alimentação saudável);
- Du Pain (padaria artesanal);
- Frutaria São Paulo (hortifruti);
- MigarbaNoir Chocolates (chocolataria);
- APTK Spirits (empório de bebidas);
- Casa do Sol (buffet infantil);
- Romerito (lifestyle);
- e Jacques Janines (estúdio de beleza).
“Ainda estamos em negociações com alguns lojistas daqui de Belo Horizonte e de São Paulo também, pois estamos prevendo mais contratos”, pontua Emílio Brandi.


Saiba mais sobre o projeto
Com uma área total de 12 mil m², o shopping conta com um projeto permeável (área não cimentada para que a água da chuva permeie no solo) de 2 mil m², o maior do Estado. O mall também contará com uma grande praça central com árvores frutíferas, lago com espelho d´água e rooftop com destaque para a vegetação e a vista para a Serra do Curral.
A proposta é criar um ambiente acolhedor e sofisticado, onde os visitantes possam desfrutar de momentos de lazer e bem-estar em meio à natureza.
“Não há nada mais sofisticado e elegante do que a simplicidade dos componentes da natureza. O luxo está na simplicidade, na busca por essa essência junto à natureza. Por isso, vamos abusar, por exemplo, de jardins verticais, de plantas, água e pedras”, explica o arquiteto responsável pelo projeto, David Guerra.
Entregas
Emílio Brandi afirma que em dezembro deste ano, as lojas serão entregues aos lojistas para que sejam iniciadas as devidas reformas dos espaços, além do processo de instalação de mobílias.
Já sobre os estacionamentos cobertos do primeiro e segundo níveis, a entrega é prevista para março de 2025.
O rooftop ficará pronto em abril para os lojistas e, somente no meio do ano, para o público. Já a academia The Beat Club deve ser inaugurada somente a partir de junho.
Ouça a rádio de Minas