Novotel Savassi obtém bons resultados
                            Com pouco mais de dois anos de operação em Belo Horizonte, o Novotel Savassi, da rede Accor, tem apurado bons resultados. A taxa de ocupação vem crescendo ano a ano na ordem de 30%, impulsionada não apenas pelo tradicional turismo de negócios – pelo qual a capital mineira é historicamente conhecida – como também pelo turismo de cultura e lazer, que há algum tempo vem sendo aprimorado na cidade.
O gerente da unidade, Rodrigo Mangerotti, recorda que o hotel foi inaugurado ainda em meio às reclusões causadas pela pandemia de Covid-19, em abril de 2021. Mas que a intenção foi justamente promover uma implantação progressiva, focando na qualificação da oferta. Além disso, a rede levou em conta o ciclo do setor hoteleiro, que é mais duradouro.
“O lançamento da unidade foi um marco importante, até para demonstrar o otimismo naquele momento. Mesmo com tudo o que estávamos vivendo, as empresas não deixariam de fazer seus projetos e, pensando no futuro, precisavam agir. Desde então, muita coisa mudou”, avalia.
Mangerotti cita, neste contexto, até mesmo uma maior cumplicidade entre a iniciativa privada e o setor público. Ele diz que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Belotur, vem desenvolvendo um trabalho muito bem coordenado de promoção, captação e até facilitação da cadeia produtiva na cidade. E o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura (Secult), também.
“É um trabalho de unificação do discurso, trazendo a mineiridade de forma mais estruturada, fortalecendo o destino. Ao mesmo tempo em que a iniciativa privada aprendeu a lidar com o estado em termos de governabilidade e, finalmente, estão fazendo as coisas em conjunto”, ressalta.
Investimentos
Assim, o resultado não poderia ser outro, conforme o executivo, senão positivo. E como resposta, não apenas as redes hoteleiras, como outros agentes do turismo e da cultura, têm investido forte e constantemente na cidade.
O Novotel, por exemplo, está investindo na estrutura de eventos do hotel, na instalação de um Spa, em parceria com a Phytoervas, além das tradicionais realizações em parceria com o restaurante Nuúu, localizado dentro do hotel.
“Os maiores investimentos deste ano visam melhorar ainda mais nossa estrutura de eventos, que já é muito charmosa e boa. Mas estamos investindo para ampliar e melhorar o conforto de nossos clientes e participantes de seus eventos. O Spa está previsto para março, com opções de massagens e tratamentos focados no relaxamento e conforto. Também serão vendidos os produtos de nossa linha de amenities que são muito elogiados pelos hóspedes (shampoo, condicionador e hidratante)”, revela.
Na parceria com o restaurante Nuúu, chega o Ritual do Chá em parceria com a Moncloa Boutique. a proposta é que, a partir de fevereiro, os clientes vivam uma experiência única de preparação do chá, com o objetivo criar uma atmosfera especial para apreciá-lo.
Além disso, também a partir de março, o happy hour tradicional da casa, realizado sempre às quartas, voltará com o open wine das 18:30 às 21:30, com opções de rótulos premiados de várias vinícolas nacionais e internacionais. E para movimentar o sábado à noite tomará conta do Nuúu mensalmente, sempre no primeiro sábado do mês, uma atração musical, com a participação de artistas que tornarão o ambiente e o clima ainda mais agradáveis.
“O restaurante exprime a questão da mineiridade que tanto se busca quando o assunto é turismo em Minas Gerais ou Belo Horizonte. E esses são atrativos para oferecer experiências e momentos leves e de alegria aos hóspedes e clientes”, ressalta.
Estrutura
O Novotel conta com 203 acomodações. Na estrutura de eventos são seis salas, sendo a maior conjugada comportando até 200 pessoas em formato de auditório. A ocupação da unidade hoje é bem dividida entre hospedagem e eventos, até porque, conforme Mangerotti, os eventos, geralmente, agregam hospedagem também.
“O que tem nos surpreendido de maneira muito positiva são os turistas vindo do interior para a Capital. Cada vez mais, o mineiro tem vindo de outras cidades para Belo Horizonte, seja para curtir um fim de semana, passear no Inhotim ou assistir a um show. Isso mostra que o turismo de lazer da cidade tem mesmo sido melhor divulgado, mais preparado e está se consolidando”, defende.
Especificamente sobre o Carnaval, que acontece entre os dias 18 e 22 de fevereiro, e cujas expectativas de Belo Horizonte são de superar os números recordes de 2020, o gerente diz que os quartos já estão praticamente esgotados e que para facilitar a vida do folião, a rede está parcelando os valores da acomodações em até seis vezes no cartão.
Carnaval terá 1,2 mil voos extras no País
Após dois anos de pausa, o Carnaval retorna ao País e deve movimentar milhões de foliões pelos destinos brasileiros. Isso porque, segundo levantamento do Ministério do Turismo, o setor aéreo deve ofertar pelo menos 1.200 voos extras durante o período. Entre as cidades que devem registrar o maior movimento nos dias de folia, aparecem as já tradicionais Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Belo Horizonte, Maceió (AL) e Florianópolis (SC).
Segundo a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o número reforça a expectativa para o retorno das festividades de carnaval, período considerado um dos que mais movimenta a economia do setor no país. “Estamos animados com a realização desta festa popular que é tão característica do Brasil e que retorna após dois anos de restrições por conta da pandemia, com forte fluxo turístico. Trabalhamos para dar condições do turismo acontecer no nosso País e possibilitar que as pessoas possam se deslocar pelos mais diversos modais, principalmente o aéreo, com preços mais acessíveis”, destaca.
Ao Ministério do Turismo, a Latam Brasil informou que ampliará em 35% a oferta de assentos no país e em quase 40% a quantidade de voos para o Carnaval. A estimativa é de que mais de 600 mil passageiros sejam transportados no período. Ainda segundo a empresa aérea, serão reforçadas rotas operadas principalmente nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo, ampliando a conectividade para outros destinos do país, como o Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Brasília (DF).
Já a Azul Linhas Aéreas informou um aumento de 158 voos no período, especialmente para as cidades de Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Maceió (AL), cidades que contam com tradicionais festividades. De acordo com a companhia, sábado de Carnaval (18) e Quarta-Feira de Cinzas (22) serão as datas com maior volume de operações extras. “Serão, respectivamente, 36 e 46 decolagens adicionais para levar e trazer os clientes que forem aproveitar o Carnaval”, pontuaram.
Durante as festividades, a Gol disponibilizará 72 mil assentos a mais para atender os foliões. Os terminais de Guarulhos, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Salvador, Maceió, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, receberão o maior quantitativo de voos extras para o período. Para a empresa, os dias 16 e 17 de fevereiro serão os dias com a maior movimentação, quando serão realizadas 789 decolagens. A Gol afirmou ainda que toda a malha aérea extra foi pensada para atender localidades estratégicas no País. (Com informações do MTur)
Ouça a rádio de Minas
 
      