Negócios

Número de academias quase dobra em Minas Gerais em cinco anos

Ao todo são 4.115 unidades no Estado
Número de academias quase dobra em Minas Gerais em cinco anos
Foto: Adobe Stock

O mercado de academias de saúde e centros de treinamento tem registrado um crescimento expressivo no Brasil nos últimos anos, consolidando-se como um dos setores mais promissores da economia. Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de estabelecimentos do tipo no País.

Dados do Panorama Setorial Fitness Brasil 2024 mostram que o número de centros de atividades físicas cresceu quase três vezes em uma década em todo o Brasil, passando de 19.266 estabelecimentos em 2014 para 56.833 em 2024.

Minas Gerais fica atrás apenas de São Paulo com um total de 4.115 unidades de academias no Estado. O número de empreendimentos do setor é quase o dobro da contabilizada há cinco anos, a partir das empresas registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) como centros de atividades físicas.

Em São Paulo são 13.372 academias ativas. Logo após de Minas aparecem o Rio de Janeiro (4.056) e o Rio Grande do Sul (3.909). Já o estado do Acre, apresenta o menor número de academias no País (122).

Já em termos de municípios, Belo Horizonte aparece na sétima posição, com 640 negócios da área. No topo do ranking está a cidade de São Paulo (3.945) e em seguida o Rio de Janeiro, com 1.869.

Sobre a faixa etária dos frequentadores dos centros de treinamento ou academias de saúde, o estudo observa que a maior participação é de pessoas entre 31 e 45 anos, representando 47% do total. A participação começa a diminuir após os 45 anos. E sobre o gênero, participantes masculinos representam 53% dos registros e femininos 47%.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas