Negócios

Número de coworkings aumenta 47% em Minas

Número de coworkings aumenta 47% em Minas
CRÉDITO:ALISSON J. SILVA

Eles podem ser descolados, coloridos, formais ou silenciosos. Podem até aceitar pets, crianças, servirem almoço ou bebida alcoólica num happy hour. Cada vez mais numerosos e diversos, os coworkings são uma realidade “sem volta” nas grandes capitais e também no interior. Nesse cenário, Minas Gerais se destaca como o terceiro estado com o maior número de coworkings no País. Segundo Censo 2018 do Coworking Brasil, são 99 empreendimentos registrados no Estado, o que significa um crescimento de 47% em relação a 2017.

O censo foi divulgado neste mês de agosto, quando a comunidade ligada a coworkings no mundo comemora 12 anos de criação do primeiro empreendimento com esse conceito em São Francisco, na Califórnia. O levantamento como foco no Brasil colheu dados sobre coworkings em 169 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes. Ao todo foram contabilizados 1.194 empreendimentos, o que significa um crescimento de 48% em relação ao censo do ano passado.

De acordo com o censo, em 2017, o setor de coworkings no Brasil movimento R$ 127 milhões e empregou 7 mil pessoas. Segundo o levantamento, a receita anual média dos empreendimentos em 2018 deve girar em torno de R$ 257 mil, o que significa crescimento de 9% em relação a 2017.

No ranking de número de coworkings por estado, Minas Gerais ganha relevância, saindo da quarta para a terceira posição. No ano passado, o Estado tinha 67 empreendimentos desse setor, ficando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. No Censo 2018, Minas Gerais aparece com 99 coworkings, passando à frente do Paraná, que neste levantamento caiu para a quinta posição com 75. O estado campeão desse ranking é São Paulo, que tem 465 coworkings.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O terceiro lugar também é ocupado por Belo Horizonte na lista de número de coworkings por cidade. A Capital mantém a posição em relação ao censo do ano passado, mas registra crescimento de 30% em números de espaços de trabalho compartilhado, passando de 47 em 2017 para 62 este ano. A cidade com maior número de coworkings é São Paulo, como 273, seguida pelo Rio de Janeiro, que tem 102.

Leia também:

Nichos de mercado atraem empresas

Polo – Com oito anos de experiência nesse setor, Bruna Lofego acredita que o mercado mineiro ocupa uma posição de destaque no Brasil. Ela é fundadora da CWK Coworking, que tem sede em Belo Horizonte, e criadora de curso on-line sobre empreendedorismo por meio de coworkings. “Os números provam que Minas Gerais se consolidou como um dos principais polos de coworkings no Brasil. Um dos motivos é que Belo Horizonte concentra um grande número de startups, o que cria muitas oportunidades de negócios”, analisa.

A especialista afirma que o crescimento no Estado acompanha um “boom” desse mercado no Brasil, que começou em 2015 e teve seu auge no ano passado. “Com a crise econômica muitas pessoas perderam suas posições de trabalho e se arriscaram no empreendedorismo. Para essas pessoas o escritório compartilhado foi a solução por exigir baixo investimento e oferecer infraestrutura e administrativo prontos”, afirma.

Além da crise, a especialista lembra que o compartilhamento é uma tendência mundial e, por isso, é um segmento “sem volta”. “Já compartilhamos carros, moradias e até banco. Não será diferente com o ambiente de trabalho. Por trás disso há uma questão forte que é a redução de custo: temos clientes que chegam a economizar cerca de 70% de seus custos ao decidirem deixar um escritório privado e se mudarem para um coworking”, frisa.

Com sede na Savassi, na região Centro-Sul da Capital, a CWK Coworking tem quatro unidades, sendo duas na Capital, uma em Nova Lima e uma em São Paulo. De acordo com a fundadora, o negócio teve um crescimento de 30% no faturamento em 2017 em relação a 2016 e, este ano, já cresceu cerca de 20%. A meta da empresa é abrir, nos próximos seis meses, mais cinco unidades, que serão distribuídas em Belo Horizonte e em outras cidades do Nordeste e do Sul do País.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas