Obra aborda os desafios da gestão humanizada
Inspiração para empresários, gestores, gerentes e estudantes, Sandro Gonzalez é referência nacional quando o assunto é gestão humanizada. Os princípios que nortearam Sandro Gonzalez, eleito o CEO mais admirado do Brasil pela Você S/A, em 2016, e um dos 25 melhores CEOs do País pela Forbes, em 2017, deram origem ao livro “O valor das pessoas”, publicado pela Editora Hábito.
Os 13 capítulos detalham a visão humanizada do autor sobre o que é liderar e os desafios enfrentados por ele ao assumir a empresa comandada pelo pai até entregá-la ainda melhor ao sucessor. Ao fim de cada etapa, o escritor propõe o momento “inspire-se” e “pratique”: Sandro Gonzalez cita outras referências sobre os assuntos apresentados e sugere alguns exercícios mentais para contribuir com o desenvolvimento da leitura.
A jornada do mineiro como líder começou aos 16 anos, quando o pai se ausentou do comando da empresa para assistir à Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Sendo apenas um funcionário da loja de peças que funcionava junto à transportadora, ele foi pego de surpresa com o acidente de moto envolvendo o gerente de operações, pessoa resignada para tomar conta da Transpes durante o período. Sandro Gonzalez não teve dúvida: orientado por ligações do pai dia sim e dia não, assumiu o papel com o apoio de outros colegas deu sequência ao trabalho.
Em uma das ligações que fez, ele disse: “Pai, fique tranquilo, porque aqui eu vou tomando conta dos negócios com a ajuda dos amigos, dos outros funcionários e vai dar tudo certo”. E foi assim que começou a jornada dele na Transpes Minas: “Na ausência do meu pai e com o gerente de operações internado em um hospital. Eu saía da loja de peças para ingressar num universo que enchia os meus olhos havia muito tempo!”
Da clássica história do naufrágio do Titanic, Sandro Gonzalez retirou seis lições simples, embora fundamentais, para uma jornada bem-sucedida na liderança de equipes e empresas. São elas: o perigo da soberba, o perigo do individualismo, o perigo da procrastinação, perigo da obsolescência, perigo da falta de um planejamento e o cuidado com a falta de integridade. “Há vezes em que as derrotas, os fracassos e os desastres podem nos ensinar mais do que as próprias vitórias, o êxito e o triunfo”, explica Sandro Gonzalez ao analisar o que poderia ter evitado ou diminuído o número de mortes da tragédia do transatlântico.
Para conhecer a história de uma das principais empresas do País, aprender sobre gestão humanizada de excelência ou inspirar-se com a trajetória de um dos CEOs mais admirados do Brasil: “O valor das pessoas” é um guia para modelos de gestão centrada em pessoas, sem perder de vista o sucesso do negócio.
Ouça a rádio de Minas
