Obra aborda relevância da mulher no mercado financeiro

Historicamente dominado pelos homens, o mercado de finanças vem, aos poucos, se abrindo para a presença feminina. Importantes empresas e entidades têm CFOs e diretoras financeiras mulheres, mas a proporção ainda não é compatível com a estrutura da população brasileira. Para homenagear e mostrar ao mercado histórias de mulheres que fazem carreira no segmento, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (Ibef-MG) lança o livro “Woman Experience”. A obra reúne 17 depoimentos, entre eles, o da presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls.
De acordo com o presidente do Ibef-MG, Julio Damião, a publicação busca equivalência de sentimentos, oportunidades e respeito entre os gêneros, de forma que se possa caminhar para uma legítima igualdade.
“O livro é um reconhecimento sobre as mulheres nas finanças. O mérito delas não é serem mulheres, é serem as profissionais excelentes que são. No mundo das finanças e no próprio Ibef, infelizmente, a participação das mulheres ainda é pequena, mas estamos batalhando para mudar isso. Fizemos o convite para o depoimento sobre o desafio de ser mulher no mercado de trabalho e, também, sobre o mercado de finanças. A repercussão foi excelente não só entre as mulheres, mas também entre os homens e as empresas. Tanto que em 2023 lançaremos um segundo volume”, explica Damião.
Segundo o dirigente, não se trata somente de proporções equivalentes, mas também dos mesmos direitos e oportunidades de crescimento profissional para homens e mulheres. Por isso, é importante que a mulher se sinta à vontade para expor suas ideias e que esteja sempre confiante para participar ativamente do processo de tomada de decisões nas companhias.
E, com esse intuito, foi criado o Ibef Mulher, onde são tratados temas de interesse voltados para o público feminino, que buscam o desenvolvimento, com crescimento e solidez.
“Convidamos não apenas executivas de finanças, mas também outras mulheres que transitam em finanças, como a presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls, e a jornalista Inácia Carvalho. A expectativa é de que o livro se desdobre em outros projetos como a participação delas em eventos e ciclos de palestras. O meu papel é fazer essa ponte. A sociedade está carente de lideranças e nós precisamos reconhecê-las e dar espaço a elas”, defende o presidente do Ibef MG.
À frente do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls não é uma executiva de finanças, mas como presidente e diretora Editorial do jornal, que acaba de comemorar 90 anos de existência, trabalha com finanças durante todo o tempo.
Para ela, o convite, além de uma honra, reflete uma necessidade da sociedade atual: dar voz e reconhecer o valor da diversidade na liderança. Nesse sentido, o livro dialoga com a oitava edição do Prêmio José Costa, realizada em novembro. A premiação, promovida pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) teve, este ano, o tema “Liderança transformadora para os futuros da humanidade”.
“É uma honra saber que uma instituição como o Ibef-MG me considera uma liderança transformadora. Então esse reconhecimento é inspirador no sentido da renovação de energia para continuar no caminho e uma oportunidade de trocar com tantas mulheres que conquistaram seu espaço e que fazem diferença. É fundamental essa oportunidade de construção conjunta”, destaca Adriana Muls.
Também participam da obra: a diretora-presidente da Inditec Assessoria e Consultoria Ltda., Alzira Alice de Souza; a CFO da Divisão Global Técnica e de Sustentabilidade da Anglo American, Ana Sanches; a VP de Finanças e Administração, Ângela Vasconcelos; a CEO da Gaia Gestão de Negócios Financeiros, Cíntia Teixeira; a CEO na Anglo American, Cristina Morgan; a diretora Corporate Finance Átrio Investimentos, Daniela Ladeira; a diretora Administrativa e Financeira da Largo Inc., Dayse Guelman; a diretora Financeira da Alctel, Elaine Pessoa; a Business Manager Companies at Itaú Unibanco, Greiziele Albano; a jornalista Inácia Soares; a sócia e diretora da Invest Smart Tres Invest, Izabela Porto; a economista Márcia Rabelo; a administradora e sócia Executiva da Vermont Corporate, Mayerling Persichini; a CFO / diretora Financeira e de Relações com Investidores at Biomm, Mirna Vieira; a vice-presidente do Ibef-MG e Sócia do Coimbra, Chaves & Batista Advogados, Paula Chaves; e a vice-presidente do Ibef-MG e sócia do Coimbra, Chaves & Batista Advogados, Tânia Teixeira.
Ouça a rádio de Minas