Obra apresenta novos rumos do mercado de trabalho pós-Covid

Fruto de uma ação social, o livro “O Melhor Programa de Emprego do Brasil” será lançado hoje, 20 de dezembro, em Belo Horizonte. O objetivo da obra é ajudar trabalhadores de qualquer setor a entender melhor o mundo do trabalho modificado a partir da pandemia e ser mais assertivo na busca por oportunidades, seja de primeiro emprego até uma possível transição de carreira.
De acordo com uma das autoras, Márcia Vaz, tudo começou com uma série de lives realizadas por um grupo de profissionais de recursos humanos e gestão de pessoas em 2020.
“Fizemos muitas lives e criamos grupos no Facebook para ajudar as pessoas que naquele momento estavam muito perdidas. Tratamos de temas como preparação de currículo, transição de carreira, preparo para entrevista de emprego on-line, construção de uma conta no LinkedIn, entre muitos outros. Deu tão certo que agora resolvemos compilar o material e lançar o livro em versão física e virtual. São cerca de 20 artigos e cada autor tratou do tema em que é especialista”, explica Márcia Vaz.
O livro, que estará disponível no site da Amazon e nas redes sociais dos autores, também atende aos profissionais de RH. A digitalização das relações e dos processos produtivos, a escassez de profissionais capacitados disponíveis, o advento do trabalho remoto e a chegada das novas gerações, entre outros fatores, também tiveram grande impacto sobre os profissionais de recursos humanos, com ênfase sobre os que atuam nas áreas de recrutamento e seleção.
“Temos a procura dos profissionais da área, especialmente em relação a estruturação do Linkedin, que hoje é uma das principais ferramentas na busca por profissionais e vagas. Hoje a busca é pela humanização do processo seletivo, desde a descrição da vaga até o processo de engajamento do profissional admitido. Tudo o que aconteceu durante a pandemia atingiu em cheio os profissionais de RH. Eles também tiveram a rotina alterada rapidamente, passaram por momentos de muita insegurança e medo e o resultado disso é a necessidade de uma ‘recapacitação’ e um novo olhar sobre o mundo do trabalho”, pontua.
Atualmente a escritora atua, especialmente, nas áreas de gestão de pessoas e transição de carreira e é diretora técnica da Rhopen Consultoria, em Belo Horizonte. No livro foi responsável pelo capítulo “Empregabilidade e inteligência emocional”.
Além dela, mais dois autores mineiros participam da coletânea de artigos: Simara Reis, com “Carreira X protagonismo”; e Paulo Augustinho, com “Currículo profissional estratégico: para quem tem experiência”.
Para a consultora, a participação no projeto e, agora, a construção e lançamento do livro também foi importante sob o ponto de vista da vida pessoal.
“A inteligência emocional está em tudo. Nesse momento as pessoas estão buscando mais o propósito de vida, unindo o que a pessoa gosta com o que ela tem talento para executar. Eu, por exemplo, amo cozinhar, mas não tenho aptidão para ser uma chef de cozinha. O autoconhecimento nos permite lidar com o mundo do trabalho de um jeito mais equilibrado. Quando temos esse conhecimento mantemos a nossa saúde e temos mais chances de sucesso. Todo esse processo também foi muito bom para mim porque tive que me movimentar, estudar. Quando fazemos algo pelo outro, os maiores beneficiados somos nós mesmos. Cada retorno positivo das pessoas é um incentivo e, nesse mundo em constante mudança, quem sabe a gente não possa lançar outras edições tratando dessas novidades?”, destaca a autora.
Ouça a rádio de Minas