Obra homenageia filósofo Ivan Domingues
Ao completar 70 anos, o professor e filósofo Ivan Domingues “ganhou” de colegas e ex-alunos um presente muito especial: um livro em sua homenagem, “Minas e Horizontes do Pensamento – Escritos em homenagem a Ivan Domingues”, que celebra sua trajetória e produção na UFMG, onde leciona desde 1978.
Segundo seus organizadores, a obra resume a empreitada filosófica de Ivan Domingues, na medida em que traduz suas preocupações com o que é pensar (ontologia), o que é conhecer (epistemologia), o que é fazer (técnica, tecnologia) e o que é viver (ética).
Trata-se de uma Festschrift, gênero literário criado no século XX para homenagear personalidades de destaque no meio acadêmico. Uma grande honraria que, segundo seu colega de departamento na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, Carlos Drawin, faz justiça a um incansável lutador em defesa da universidade pública de alta qualidade e pela consolidação do ensino e da pesquisa da filosofia no Brasil.
No dia 31 de março, o livro foi lançado na Fafich, com a presença do diretor da faculdade, Bruno Reis, André Abath (Chefe do Departamento de Filosofia), o professor Rogério Lopes, Jelson Oliveira (editor do livro-homenagem) e Carlos Ratton, ex-aluno de mestrado e doutorado e um dos editores da obra. A solenidade também marcou a aposentadoria de Ivan Domingues, que irá ocorrer em maio.
Os capítulos do volume são organizados em seis eixos temáticos: conhecimento, tecnologia, ética, história da filosofia, filosofia no Brasil e vida intelectual. Neles, os autores escrevem sobre assuntos que eles pesquisam e que também têm mobilizado o pensamento e a produção de Domingues nas últimas décadas.
Organizada por Jelson Oliveira, Helder Carvalho, Carlos Ratton e Anna Carozzi, e publicada pela Editora Unisinos, a obra teve lançamento virtual em outubro do ano passado. O livro teve a contribuição de 25 colegas da UFMG, de outros estados e de países como Argentina, Estados Unidos, França e Inglaterra.
Graduado e mestre em Filosofia pela UFMG, doutor pela Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne), Ivan Domingues centra sua atuação acadêmica na filosofia contemporânea, em temas como epistemologia das ciências humanas e sociais, filosofia da técnica, ética e conhecimento, filosofia francesa e filosofia no Brasil. Pesquisador 1A do CNPq, Ivan recebeu o Prêmio Fundep em 2005. Ele preside a Comissão da Memória do Departamento de Filosofia e continuará atuando na pós-graduação, como professor voluntário.
Ouça a rádio de Minas