Negócios

Oca de Savóia abre primeira franquia no Estado

Oca de Savóia abre primeira franquia no Estado
Xavier: próxima inauguração em MG está marcada para Barbacena, no Campo das Vertentes | Crédito: Obliquo Imagens

Um dos pratos mais consumidos no mundo, a pizza é uma iguaria que encanta brasileiros de todos os cantos do País, a ponto de tornar o Brasil o segundo maior consumidor mundial, atrás, apenas, dos Estados Unidos. Ser uma referência nesse mercado forte e competitivo não é tarefa fácil e é a meta da rede gaúcha Oca de Savóia, que acaba de inaugurar sua primeira unidade em Minas Gerais, na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

De acordo com o fundador da Oca de Savóia, Fábio Xavier, o Estado é fundamental para o crescimento da rede, atualmente com 25 unidades espalhadas por 12 estados. A meta para o fim do ano é chegar a 150 operações. E até o fim de 2022, dobrar esse número. A próxima inauguração em Minas está marcada para Barbacena, no Campo das Vertentes, ainda este mês.

“Logo no início da pandemia fizemos uma reestruturação de custos de toda a empresa e apostamos em um modelo novo de negócio com lojas menores: o delivery only. Isso nos deu fôlego durante a pandemia e também agora. E também sabemos que a pandemia vai acabar em algum momento, então, como nos planejamos sempre para períodos entre três e cinco anos, continuamos vendendo unidades e inaugurando. Esse novo modelo começou muito bem”, explica Xavier.

Divinópolis, no Centro-Oeste, e São João del-Rei, no Campo das Vertentes, também já estão em negociação. Para Belo Horizonte estão previstas entre quatro e seis unidades.

“Nosso critério para escolha das cidades vai além do número de habitantes. Levamos bastante em consideração o número de pessoas que se alimenta fora do lar e o volume de pedidos de delivery. Cidades universitárias como São João del-Rei, por exemplo, têm o perfil bastante propício”, afirma.

O crescimento de pontos de venda está focado em três modelos: lojas de rua com rodízio inteligente (com uso de tablets), lojas de shoppings e lojas de delivery only. O investimento para abrir uma franquia varia de R$ 220 mil a R$ 350 mil, com previsão de retorno do aporte a partir de 18 meses e royalties de 5% sobre o faturamento.

Para atender a variedade de gostos existentes no Brasil, a rede trabalha com mais de 60 sabores entre opções salgadas, doces, sem lactose e veganas. Massa, molhos e recheios são produzidos de forma centralizada e disponibilizados para os franqueados em uma plataforma de compras exclusiva. Para alguns insumos frescos são homologados fornecedores locais.

“O Brasil tem dimensões continentais e tem ingredientes incríveis. Criamos sabores inspirados em todas as regiões, assim independentemente de onde a pessoa esteja ela vai poder aproveitar um sabor regional em qualquer uma das nossas unidades”, destaca o fundador da Oca de Savóia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas