Hospital Odilon Behrens expandirá atendimento com nova maternidade em 2025

As obras da nova maternidade do Hospital Odilon Behrens, localizado na região Noroeste de Belo Horizonte, devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2025. Para isso, foram investidos em torno de R$ 27 milhões com recursos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), provenientes de um financiamento com a Corporação Andina de Fomento (CAF). As obras estão sendo coordenadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
O novo prédio, que fica ao lado do hospital, contará com seis andares e:
- pronto-atendimento para as urgências, emergências e casos de violência sexual,
- bloco obstétrico,
- Centro de Parto Normal (CPN),
- alojamento conjunto
- e setor de neonatologia.
Com isso, a unidade deve mais do que dobrar sua capacidade de atendimento.
“Com isso, o Odilon Behrens irá conseguir ampliar a estrutura física e também melhorar a condição de trabalho para os nossos colaboradores, além de garantir melhor conforto para as gestantes e os bebês e, consequentemente, ampliar o acesso da população” , afirma a superintendente do hospital, Tassiana Malheiros.
Novos leitos
Com o fim das obras, o hospital começa a mudança física da atual maternidade para a nova. “A expectativa é que ao longo do funcionamento da maternidade a disponibilidade de leitos possa crescer gradativamente. Hoje, temos 27 leitos de alojamento em conjunto na nova instalação. Ao longo do tempo, podemos chegar a 50 leitos. No total, vai ser um aumento de 80%”, destaca Tassiana Malheiros.
A nova maternidade contará com instalações mais modernas, incorporação de equipamentos mais avançados e um sistema de informação integrado, que tem o objetivo de garantir o melhor cuidado para as gestantes e puérperas.
“A gente almeja ampliar o acesso para a população e garantir as melhores práticas, seguindo todas as normativas do Ministério da Saúde, garantindo para as gestantes o acesso ao parto e ao nascimento com segurança e qualidade”, conclui.
Confira os detalhes das novas instalações
- Um andar dedicado exclusivamente ao pronto atendimento, emergência e urgência, e também para pacientes vítimas de violência sexual.
- Um andar específico para bloco cirúrgico, com três salas de parto e uma sala de recuperação. No mesmo pavimento, haverá um centro de parto normal com cinco salas PPPs (Pré-parto, Parto e Pós-parto).
- Um andar para o alojamento conjunto, área dedicada para atender à mulher, ao bebê e ao acompanhante.
- Uma unidade neonatal prevista para o atendimento especializado aos recém-nascidos.
Ouça a rádio de Minas